Em dúvida sobre como escrever um texto acadêmico? Laboratório auxilia alunos da USP

Laboratório da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP atende estudantes de graduação e pós da Universidade para aprimorar a escrita acadêmica em português, inglês e francês

Laboratório da USP auxilia na escrita de textos acadêmicos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Escrever textos acadêmicos é um dos principais desafios de estudantes de graduação e pós-graduação no ensino superior. É o chamado “letramento acadêmico”, desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita que permitem registrar e expressar ideias articulando conhecimento e produção textual, seja em língua materna, seja em língua estrangeira. São monografias, resenhas, projetos de pesquisa, relatórios de qualificação, dissertações, teses, artigos científicos, entre outros gêneros, inclusive os orais.

Para auxiliar os estudantes e professores da USP nessa tarefa, o Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da Universidade oferece atendimentos individuais gratuitos para as línguas portuguesa, inglesa e francesa. São realizados a distância por ferramentas como Skype ou Google Meet e podem ser solicitados quando o estudante não sabe como começar ou terminar um texto, está inseguro sobre a organização textual, não consegue expressar as ideias como gostaria; pretende ser mais claro na exposição das ideias; tem dúvidas de como incluir referências, entre outras dúvidas.

Os objetivos são “compreender as exigências da escrita acadêmica na língua solicitada; desenvolver uma visão crítica com relação a sua produção textual; progredir no domínio da forma escrita; e evitar o plágio”. Não são aulas ou cursos, mas sim um encontro para discutir os aspectos problemáticos encontrados no texto já escrito. Por isso, o interessado deve já ter um texto pronto em que pretende trabalhar.

Os atendimentos para o primeiro semestre de 2023 estão abertos, com a necessidade de agendamento por e-mail. Os contatos são:

Português e francês (horário flexível)
E-mail: letramento.academico@gmail.com

Inglês (30 minutos por sessão para graduandos em Letras – habilitação inglês e 1 hora para pós-graduandos de qualquer área)
E-mail: llac_ingles.fflch@usp.br

Formação deficiente

Fundado pelas professoras Marília Mendes Ferreira e Eliane Lousada, das áreas de inglês e francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o laboratório completou dez anos e, além dos atendimentos, oferece workshops e palestras sobre o tema. As atividades do laboratório contam com profissionais nacionais e estrangeiros, referências na área de linguística aplicada.

A iniciativa foi criada pelas professoras quando constataram que havia uma necessidade urgente da Universidade de preparar os alunos para novos contextos de comunicação e, além disso, as disciplinas comuns dos cursos não estavam conseguindo abranger o ensino da escrita.

Quando ingressam na graduação, por exemplo, a experiência de escrita dos estudantes é restrita a provas padronizadas vestibulares e nas quais estão praticamente ausentes elementos do discurso acadêmico. Na pós-graduação, mestrandos e doutorandos também ainda não dominam os gêneros acadêmicos, problema que é somado à necessidade de se escrever em língua estrangeira, explicam as coordenadoras do laboratório.

Com a internacionalização das pesquisas, oportunidades de intercâmbio, apresentações em congressos ou artigos científicos, a produção textual de gêneros acadêmicos, tanto na graduação quanto na pós-graduação, faz parte da vida na Universidade.

Saiba mais sobre o LLAC clicando neste link e siga o laboratório no Facebook, Instagram e Youtube.

Por Jornal da USP