“Encontro de Docentes USP 2022” terá modelo diferente de participação e lançamento de livro

Neste ano, em vez de um palestrante, os organizadores decidiram convidar vários professores, das mais variadas áreas do saber

Encontro de professores – Fotomontagem Jornal da USP – Fotos: Cecília Bastos / Freepik

Nesta segunda-feira (7), acontecerá o lançamento do livro Novos Tempos, Novos Olhares, que será destaque no Encontro de Docentes da USP 2022. O evento, que acontece todo ano desde 2016, trata de refletir sobre temas importantes e relevantes, principalmente para a Universidade e a sociedade que a circunda.

Marcílio Alves – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

“Poder, no mesmo encontro, falar de artes, falar de pesquisa, de meritocracia, ensino de graduação, estrutura de poder na Universidade, sobre a USP do futuro, a universidade pós-pandemia. São temas muito interessantes, muito provocativos e que exigem reflexão”, explica o professor Marcílio Alves, da Escola Politécnica da USP.

Neste ano, o modelo de encontro será diferente: em vez de um palestrante, os organizadores decidiram convidar vários professores, das mais variadas áreas do saber. A estes, foi pedido que cada um escrevesse um capítulo sobre o assunto que achasse pertinente. Geralmente, cerca de 400 a 500 docentes participam.

Esses capítulos, por sua vez, viraram o livro em exposição nesse encontro. Essa decisão foi tomada por professores com a Editora Annablume. “Nós resolvemos colocar tudo isso na forma de um livro para que pudesse servir de uma reflexão mais perene. Estamos esperando que tenha uma participação massiva, como nos outros anos, dos professores da Universidade de quaisquer categorias. E acho que isso vai ser muito importante para reflexão”, explica Alves, que também é um dos editores.

Debates

Cada autor poderá ler um trecho de seu capítulo e debater com os outros professores presentes sobre o assunto escolhido. “Sempre é uma luta constante em poder dar espaço para o professor se manifestar. Eles vão ter a voz para comentar esse texto que o professor vai ler, de modo que essa dinâmica do encontro vai refletir bastante a participação de todos os docentes lá presentes”, diz o professor.

Muita coisa mudou durante a pandemia e houve dificuldades para mudar a realidade com a qual estávamos acostumados. O professor ressalta que “o livro dá essa perspectiva de passado, porque a gente está usando as experiências que aprendemos durante esse processo de pandemia, mas olhando para o futuro e para todas as transformações”.

A USP é uma universidade muito grande, que poderia ser inerte, mas ela consegue vencer isso: “Ela é muito provocativa, os docentes que trabalham nela estão sempre procurando coisas novas”, lembra Alves. Esse encontro demonstra um pouco do dinamismo da Universidade.

Encontro de Docentes USP 2022 acontecerá das 18h às 21h, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária (campus zona oeste). É aberto a todos os interessados, mas, aos docentes, é necessário fazer um cadastro prévio para facilitar o controle interno de pessoas. “A gente espera que os participantes saiam diferentes e que, após o encontro, entendam essas questões, vivenciando dentro de si para, a partir daí, atuar nos seus ambientes as transformações que todos queremos”, finaliza Alves.

Ouça a entrevista com o professor Marcílio Alves aqui.

Por Jornal da USP