Engenheiros do Paraguai visitam a CETESB como parte de curso na EESC

“Espero que um dia possamos ter a infraestrutura que a CETESB tem, com laboratórios e pessoas capacitadas, para melhorar o meio ambiente em nosso país. Fiquei apaixonada!”, declarou a engenheira ambiental Mirna Rodriguez. Ela é um dos 16 estudantes que participaram da visita técnica à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), na terça-feira, 28 de maio.

eesc visita cetesb

Os engenheiros são funcionários contratados do Ministério de Obras Públicas do Paraguai, que estão em São Paulo para se especializar em Impactos Ambientais de Obras de Infraestrutura pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O curso tem duração de um ano e é coordenado pelo professor Edson Cezar Wendland, atual diretor da Escola.

Acompanhados por dois professores da EESC, Davi Gasparini e Tadeu Malheiros, os engenheiros visitaram a Rede Telemétrica, a área de Emergências Químicas e os laboratórios de Emissões Veiculares e de Análises Toxicológicas. Também assistiram a uma palestra com o gerente da Divisão de Avaliação de Empreendimentos de Transportes, Rodrigo Passos Cunha, sobre licenciamento de obras de infraestrutura no estado de São Paulo.

De acordo com o professor Gasparini, a necessidade de uma visão prática do conteúdo aplicado em sala de aula foi um dos motivos da escolha da CETESB para a visita técnica. Já o professor Malheiros destacou que “a visita técnica complementa as informações da universidade, que tem estrutura acadêmica de informações e laboratórios de pesquisa. Aqui é a prática. Então essa soma é muito importante para complementar o aprendizado”.

Mais informações:
Diretoria da EESC