Enzimas mal comportadas fornecem opções sustentáveis em química verde

“Muitas enzimas podem ser usadas em reações completamente diferentes das quais originalmente evoluíram para catalisar, pois mostram atividades distintas ou aceitam substratos de diferentes naturezas quando comparados aos seus substratos originais, exibindo assim um comportamento promíscuo”.  É assim que Erika Vanessa Meñaca Orozco inicia sua explicação sobre o seminário que profere no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) nesta quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017, às 9 horas.

Representação gráfica de enzima

Durante a atividade “Promiscuidade enzimática para síntese de moléculas orgânicas”, aberta a todos os interessados, Érika abordará como certas condições propiciam o surgimento de enzimas (hidrolases) com atividades inesperadas ao meio natural, fornecendo opções sustentáveis no campo da química verde para serem aplicadas aos processos metodológicos de síntese orgânica.

A palestrante

Érika Orozco graduou-se em Química Orgânica na Universidad del Valle, na Colômbia. Fez seu mestrado no IQSC na área de Química Orgânica e Biológica, tendo voltado suas pesquisas para o campo da Química Medicinal sob orientação do Prof. Dr. Carlos Montanari.

Atualmente dedica-se ao doutorado na área de Química Orgânica e Biológica, sob orientação do Prof.  Dr. André Luiz Meleiro Porto, coordenador do Grupo de Química Orgânica e Biocatálise (GQOB) do IQSC.

“Promiscuidade enzimática para síntese de moléculas orgânicas”

Erika Vanessa Meñaca Orozco (pós-graduanda junto ao IQSC-USP)

23/02/2017 – quinta-feira, 9 horas, anfiteatro B do IQSC-USP

Av. Trabalhador são-carlense, 400