Enzimas, os catalisadores do futuro?

Novas tendências na indústria farmacêutica, alimentícia, cosmética e química têm aumentado a preocupação com a qualidade e a segurança dos produtos e as enzimas têm papel importante nesse processo, já que atuam como biocatalisadores, ou seja, aumentam a velocidade da reação sem alterar seus componentes.

Serão as enzimas os catalisadores do futuro? Quem se propõe à resposta é Rafaely Nascimento Lima, que na quarta-feira (27/7), às 10h, no anfiteatro B do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), falará sobre o assunto, abordando os avanços industriais obtidos até o momento.

“Biocatalisadores como as enzimas são obtidas de diversas fontes (animais, plantas, bactérias, fungos, algas) e podem apresentar estabilidade a variação de temperatura, quimiosseletividade, regiosseletividade e estereosseletividade. A especificidade das enzimas, incluindo processamento em condições de pH e de temperatura moderadas resultam em menores efeitos secundários e subprodutos indesejados”, explica.  Rafaely complementa, informando que essa elevada seletividade quando aplicada em processos industriais pode diminuir os custos ou facilitar o processo de fabricação dos produtos tornando as enzimas biocatalisadores com um alto potencial biotecnológico.

A PALESTRANTE

Rafaely Nascimento Lima fez Licenciatura em Química (2012) e Mestrado em Química Orgânica (2014), ambos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), ocasião em que adquiriu experiência na área de Química dos produtos naturais, biotransformação, fluído supercrítico e cromatografia gasosa/espectrometria de massas.

Atualmente desenvolve seu doutorado na área de Química Orgânica e Biológica junto ao grupo de Química Orgânica e Biocatálise do Instituto de Química de São Carlos – USP, coordenado pelo Prof. Dr. André Luiz Meleiro Porto.

SEMINÁRIO

“Enzimas, os catalisadores do futuro? Avanços das aplicações na indústria farmacêutica, cosmética, química e de alimentos”

MSc. Rafaely Nascimento Lima (pós-graduanda junto ao IQSC-USP)

27/7/2016 – quarta-feira, 10h, anfiteatro B do IQSC-USP