Escola Avançada de Diplomacia Científica tem inscrições para estudantes de pós-graduação

Promovida pelo Instituto de Estudos Avançados e pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, evento recebe inscrições até o dia 21 de maio

Palestrantes apresentarão estudos teóricos e de caso sobre inovação e diplomacia científica – Foto: 123RF

Escola Avançada de Diplomacia Científica e da Inovação (InnScid) terá uma nova edição em 2023, entre os dias 24 de julho e 4 de agosto. O evento é vinculado ao programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) e uma sequência da edição de 2019, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Estudantes de pós-graduação de qualquer nacionalidade e área de conhecimento podem se inscrever por formulário on-line até 21 de maio, neste link. Serão selecionados até 80 participantes, sendo 40 vagas para brasileiros e 40 para estrangeiros.

A InnScid reunirá representantes do setor privado, governos, universidades e organizações internacionais, que apresentarão estudos teóricos e de caso sobre inovação e diplomacia científica. Os tópicos principais que serão tratados no evento são: diplomacia científica, diplomacia da inovação, dados científicos, dados por redes sociais, ecossistema de inovação, disseminação global de dados de pesquisa, circulação geral de dados, bancos de dados acadêmicos, ciência aberta e gestão de dados, economia de dados e temas relacionados.

O público-alvo é composto de alunos matriculados em programas de mestrado, doutorado ou pós-doutorado com interesse nos temas abordados pela escola. Caso existam vários candidatos com competências semelhantes, a comissão de seleção da InnScid buscará diversificar os selecionados por sexo e origem geográfica.

A escola é coorganizada pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) e pelo Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), ambos da USP. As atividades ocorrerão na Cidade Universitária, em São Paulo.

Sobre a Escola

A Escola Avançada de Diplomacia Científica e da Inovação (InnScid SP, na sua sigla em inglês) foi criada em 2019 com apoio da Fapesp, tendo reunido mais de cem pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, vindos de mais de 20 países. A iniciativa teve versões virtuais nos dois anos seguintes. Em 2021, em parceria com a The World Academy of Sciences for de Advencement of Sciences in Developing Countries, a InnScid SP apresentou um programa voltado para a discussão sobre a produção científica e a contribuição dada pelos países em desenvolvimento.

A InnScid SP marcou importante momento na discussão do papel da Diplomacia Científica no Brasil, como instrumento de cooperação entre os países pela ciência, criando uma rede de pesquisadores que passaram a se conectar à primeira Escola de Diplomacia Científica sediada no Sul.

Confira mais informações na página da  Escola Avançada de Diplomacia Científica e da Inovação em https://2023.innscidsp.com. Para fazer a inscrição clique aqui.

Por Jornal da USP – Com informações da Agência Fapesp