Escola de Enfermagem é a vencedora do Prêmio Semana de Recepção aos Calouros 2022

Anualmente, a Pró-Reitoria de Graduação elege as unidades que promoveram as melhores semanas de recepção aos novos alunos

A cerimônia de entrega do Prêmio Melhor Semana de Recepção aos Calouros aconteceu no dia 15 de setembro, na Sala do Conselho Universitário – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Escola de Enfermagem (EE) foi a vencedora do Prêmio Melhor Semana de Recepção aos Calouros 2022. A cerimônia de premiação foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 15 de setembro, na sala do Conselho Universitário.

“Esse é o momento em que nós da Pró-Reitoria prestamos reconhecimento e expressamos nossa gratidão a todas as unidades que participaram da Recepção aos Calouros. Uma gestão que se preocupa não apenas com a qualidade acadêmica, mas também com a inclusão, o bem-estar no campus e o acolhimento dos membros da comunidade, tem o compromisso de introduzir já neste primeiro momento de interação os seus valores de excelência acadêmica, de ética, de responsabilidade social e de equidade”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado.

A vice-diretora da EE, Maria de Fátima Fernandes Vattimo, ressaltou que “é com muito orgulho que a Escola de Enfermagem recebe este prêmio, especialmente neste ano, que teve a particularidade de ser o ano da retomada das atividades presenciais. Normalmente, recebemos 80 alunos por ano, mas nesta semana tivemos uma recepção para 160: os calouros de 2022 e os ‘calouros sênior’, ou seja, aqueles que entraram em 2021 e não tiveram a oportunidade de frequentar nossos espaços”.

Além da Escola de Enfermagem, foram premiadas a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), em segundo lugar, e o Instituto de Química de São Carlos (IQSC), em terceiro. As unidades vencedoras receberam o Troféu Recepção Legal.

Também foram conferidas menções honrosas a todas as unidades que participaram da premiação, enviando os relatórios das atividades que foram desenvolvidas durante a Semana.

Prêmio

Além da placa de Semana de Recepção aos Calouros 2022, a Escola de Enfermagem também receberá um prêmio no valor de R$ 4 mil, para a aquisição de equipamentos de informática para o uso dos alunos de graduação, e passa a abrigar, por um ano, a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, especialmente criada para simbolizar os princípios acadêmicos da Universidade que são difundidos durante a Semana de Recepção aos Calouros: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

Concedido anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação, o prêmio homenageia a unidade e o centro acadêmico que organizaram a melhor programação para a Semana de Recepção aos Calouros, que marca o início do ano letivo na Universidade.

Os vencedores receberam o Troféu Recepção Legal – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Semana de Recepção aos Calouros

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros foi criada com o objetivo de incentivar as unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Ela acontece na primeira semana do ano letivo, quando as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais.

Neste ano, a semana aconteceu entre os dias 14 e 18 de março, e teve como tema a campanha “Essa é a nossa história, agora ela é sua também”. Criada por estudantes de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA), a campanha valorizou integração entre os campi, a história da USP e as trajetórias daqueles que acabam de chegar.

“A Semana de Recepção aos Calouros é a porta de entrada na Universidade, é o momento de acolhimento dos novos alunos e, por isso, é extremamente importante para que eles possam se sentir pertencentes. Nossos graduados são a grande vitrine da USP, é pela graduação – mais do que pela pesquisa ou pela extensão –que a sociedade compreende a função da Universidade”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Carlotti também chamou a atenção para a valorização crescente da inclusão e do acolhimento e lembrou que, em maio deste ano, a USP criou a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).

“Desde sua criação, a PRIP tem trabalhado com bastante sinergia com a Pró-Reitoria de Graduação, já que parte expressiva das nossas ações está direcionada aos estudantes de graduação. Esse momento de acolhida, de ingresso na comunidade universitária é decisivo e tem um grande impacto no processo de formação dos estudantes. Espero que possamos participar ativamente dessa iniciativa no ano que vem”, afirmou a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna.

[A partir da esquerda] Ana Lúcia Duarte Lanna, Carlos Gilberto Carlotti Junior, Maria de Fátima Fernandes Vattimo e Aluisio Augusto Cotrim Segurado – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP