Estágios e Oportunidades

Estagiário Desenvolvimento de Projetos Ópticos

Descrição: Estamos a procura de um Desenvolvedor de Projetos Ópticos para atuar em nossos optrônicos e que tenha conhecimento de óptica aplicada a projetos para captura de imagem.

Idiomas: Inglês – Nível Básico

Outros requisitos: Ensino Superior Cursando em Física no último ano ou semestre.

Atuação será na Cidade de São Carlos.

Benefícios
Assistência odontológica
Restaurante interno
Seguro de vida
Vale-transporte

OPTO Space & Defense

A OPTO S&D é uma Empresa Estratégica de Defesa de capital Nacional especializada no desenho e fabricação de sistemas optrônicos destinados ao emprego nas áreas de produtos e soluções aeroespaciais, de defesa e industriais. Fundada em 1985 em São Carlos/SP, Brasil, como divisão da OPTO Eletrônica S/A, desde 2017, a OPTO S&D é uma empresa de propriedade do Akaer Group.

A OPTO S&D tem sido líder de mercado no desenvolvimento de produtos de ponta por mais de 30 anos. No Brasil e em vários outros países a marca OPTO S&D é conhecida pela excelência na concepção e fabricação de sistemas optrônicos de alta complexidade, incluindo desde os componentes ópticos de precisão, como também seus sistemas eletrônicos de alta confiabilidade, mecânica fina e engenharia de sistemas.

A sede corporativa, localizada em São Carlos/SP, tem amplas instalações, incluindo laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de última geração, oficinas de óptica, mecânica fina e ambiente fabril sofisticado.

Com processos e maquinário de alta qualidade, possui máquinas CNC para fabricação de componentes ópticos e mecânica fina, produção e inspeção e alinhamento de componentes e sistemas ópticos de precisão, montagem e teste de sistemas eletrônicos
especializados, desenvolvimento e verificação de software embarcados de alta confiabilidade. A OPTO S&D possui métodos e processos de forma a garantir o design e a produção dos produtos sofisticados totalmente certificados nas normas de qualidade para aplicações aeroespaciais e de defesa, e também nos requisitos exigidos pelos seus clientes.

Contato
Amanda Simões Silva – Recursos Humanos
Telefone: +55 12 2139-1100 – ext. 1271
E-mail:amanda.silva@akaer.com.br


USP contrata professor para a Escola de Engenharia de São Carlos

A Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) dispõe de uma vaga de professor doutor no Departamento de Engenharia de Materiais. O docente vai atuar na área de comportamento mecânico dos materiais. Inscrições até 13 de outubro.

A contratação será em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), com salário inicial de R$ 13.357,25. As inscrições devem ser feitas no seguinte endereço: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao.

O concurso será realizado em duas fases, sendo a primeira uma prova escrita, que será eliminatória. A segunda consiste no julgamento do memorial com prova pública de arguição, além de prova didática.

Mais informações em: https://bityli.com/VRPJHuB.

Por Agência FAPESP


Aucani Editais | Fiocruz-Pasteur-USP Call for Project Proposals 2022 (docentes USP)

Prezados dirigentes, professores e colegas da Universidade de São Paulo,

Até 6 de novembro de 2022, estão abertas as inscrições ao Edital 1623 / 2022 – Fiocruz-Pasteur-USP Call for Project Proposals 2022 (docentes USP), com período de execução dos projetos entre janeiro de 2023 a novembro de 2024. Trata-se de oportunidade oferecida pela Fundação Oswaldo Cruz (Brasil) e o Institut Pasteur (França), com a parceria da Universidade de São Paulo, voltada aos docentes.

O objetivo é facilitar a colaboração em áreas prioritárias de pesquisa e dos programas em saúde pública, particularmente no âmbito do acordo tripartite assinado entre o Institut Pasteur, a Fiocruz e a USP em 2015 e renovado em 2020. As propostas deverão apresentar em suas equipes ao menos um pesquisador de cada instituição. Pela USP, os coordenadores de projetos deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade. Pesquisadores de pós-doutorado poderão ser adicionados à lista de participantes, mas não serão elegíveis para financiamento.

O financiamento aos projetos aprovados na USP será realizado pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), partícipe do convênio firmado com o Institut Pasteur, a Fiocruz e a USP em 2017 e aditado em 2020 e 2022, viabilizando o lançamento de editais de pesquisa do programa, atualmente em sua quinta edição. O Edital Fiocruz-Pasteur-USP 2022 prevê apoio de até 30 mil euros por instituição, contemplando até 2 projetos de pesquisa conjunta entre as instituições parceiras.

Neste ano, o comitê coordenador do programa priorizará propostas concentradas nos seguintes tópicos:

  • Doenças influenciadas por mudança climática;
  • Inovação e imunoterapia.

Acesse aqui os links para o formulário de inscrição e para a parte pública do Sistema Mundus (Editais > Docentes > Nº 1623): https://uspdigital.usp.br/mundus/editalintercambiopublicoListar?nivpbcavo=D&codmnu=3144

As dúvidas poderão ser encaminhadas pelo Fale Conosco do Sistema Mundus – https://uspdigital.usp.br/mundus/faleConosco (Assunto: “Editais de Pesquisa Conjunta”), ou para o e-mail international.networks@usp.br.

Cordialmente,
Sergio Proença

 

Pós-doutorado em ressonância magnética nuclear na Unicamp

O Projeto Temático “Ressonância magnética nuclear: das sequências de pulso à determinação estrutural” dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição acaba na sexta-feira (30/09).

O pós-doutorando trabalhará no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-Unicamp), em pesquisa que busca aprofundar o desenvolvimento de métodos de ressonância magnética nuclear (RMN).

O candidato deve ter experiência em RMN – especialmente em rotação segundo o ângulo mágico de alta resolução – e conhecimento prévio em RMN no domínio do tempo.

Os interessados devem enviar e-mail para o professor Cláudio Tormena (tormena@unicamp.br), contendo currículo atualizado, duas cartas de recomendação e um breve resumo descrevendo a experiência acadêmica.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5392.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


 

Mestrado em biorremediação no IPT

Uma Bolsa de Mestrado da FAPESP é oferecida pelo projeto “Plano de desenvolvimento institucional na área de transformação digital: manufatura avançada e cidades inteligentes e sustentáveis (PDIp)” , conduzido no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). As inscrições estão abertas até sexta-feira (30/09).

A oportunidade é oferecida por meio de uma parceria entre o IPT e o Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada (PPG-AAI) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus de Diadema, na área de instrumentação. O objetivo é monitorar a depleção natural em áreas fontes de contaminação por hidrocarbonetos de petróleo (NSZD).

A pesquisa visa estudar o processo de NSZD por meio da aplicação de sensores termais para o monitoramento das reações de biodegradação exotérmicas no subsolo e para o cálculo das taxas de depleção natural. Deverão ser realizados validações em bancada e experimentos de campo para demonstrar a viabilidade do protótipo. Os dados deverão ser avaliados em conjunto com resultados prévios de caracterização físico-química e microbiológica da área de estudo. O IPT apoiará na montagem dos protótipos e na seleção da área-piloto.

Serão aceitos candidatos (as) de diversas formações (incluindo engenharia, geologia, ciências ambientais, biologia, entre outras); brasileiros (as) ou estrangeiros (as), porém com português e/ou inglês fluente. Exige-se histórico escolar com média igual ou superior a 8,0. Também são esperados conhecimentos prévios de microbiologia, solos, processo de contaminação, além de publicações e/ou iniciação científica no currículo.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5424.

Os requisitos e benefícios da bolsa mestrado da FAPESP estão disponíveis no site www.fapesp.br/bolsas/ms.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


 

Pós-doutorado em bioinformática no Centro para Pesquisa em Imuno-oncologia

O Centro para Pesquisa em Imuno-oncologia (CRIO) abriu uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. As inscrições estão abertas até quarta-feira (05/10).

O CRIO é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) formado pela parceria entre a FAPESP e a GlaxoSmithKline (GSK) e sede no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), em São Paulo. Tem como instituições parceiras a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e o A.C.Camargo Cancer Center.

O bolsista irá exercer suas atividades no Laboratório de Imuno-oncologia do Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein na área de análise de dados multiômicos de diferentes coortes de pacientes com câncer. O objetivo é identificar moléculas, vias, células imunes e redes responsáveis pela indução de uma resposta antitumoral eficaz (respondedor ou controle de doença) versus uma resposta deficiente (não respondedor ou recidiva) após intervenção terapêutica em coortes prospectivas e retrospectivas.

Os candidatos devem ter experiência prévia em análises de dados de exoma e transcriptoma, além de domínio de linguagem R e conhecimento em análise integrada de dados multiômicos. Experiência em análise de dados de single-cell RNASeq é desejada.

Os candidatos devem enviar curriculum vitae ou Lattes, carta de interesse e dois nomes a serem consultados para recomendação para o e-mail crio.einstein@gmail.com.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5428.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


VEJA TAMBÉM ...