Estágios e Oportunidades

FAPESP lança nova chamada para Escolas São Paulo de Ciência Avançada

Agência FAPESP – A FAPESP anuncia uma nova chamada de propostas no âmbito do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que oferece recursos para a organização, no Estado de São Paulo, de cursos sobre pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento. Serão selecionadas até cinco escolas, com início a partir de março de 2024.

A modalidade de Auxílio à Organização de Reunião Científica: Escola São Paulo de Ciência Avançada se destina a apoiar total ou parcialmente a realização de cursos de curta duração sobre temas na fronteira da ciência e da tecnologia que sejam desenvolvidos no Estado de São Paulo e representem objetos de pesquisa internacionalmente competitiva. Este é o 17º edital da modalidade, que tem periodicidade anual.

Os cursos das ESPCA devem reunir cientistas com interesses profissionais comuns, de modo presencial, por um período de dez a 14 dias. O objetivo é promover intensa discussão e análise dos aspectos mais avançados em seus campos de pesquisa.

Para ministrar aulas na ESPCA, os pesquisadores devem ser cientistas de excelente qualificação e destaque em seus campos de atuação, no Brasil ou no exterior.

Os estudantes participantes devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, no Brasil ou exterior, sendo potenciais candidatos aos cursos de mestrado e doutorado ou a estágios de pós-doutorado em instituições de ensino superior e pesquisa paulistas. Também poderão ser aceitos alguns jovens doutores. Deverá ser oferecida aos jovens a oportunidade de apresentar os resultados de suas pesquisas em andamento em sessões de pôsteres, incluídas no programa.

Submissões serão recebidas até 2 de maio pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP. No dia 12 de abril será realizada uma reunião on-line para esclarecimento de dúvidas de interessados em enviar propostas.

A chamada está disponível em: http://espca.fapesp.br/detalhe/chamada/17.

————————

Incubadora da Unicamp seleciona startups e empreendedores para capacitação

Agência FAPESP – A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Incamp) recebe até amanhã (28/02) propostas de empreendedores e startups de todo o país interessados em se capacitar nos seus programas de pré-incubação e incubação. A banca avaliadora define em qual programa cada projeto se encaixa, conforme a maturidade de cada proposta e equipe ou empreendedor.

Além de definir suas propostas de serviço, produto ou processo inovador que precise de capacitação e apoio da incubadora, os candidatos devem definir também se desejam ou não se instalar presencialmente em um laboratório, escritório ou posição de coworking dentro dos espaços disponíveis nos prédios do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, no campus de Campinas.

O edital está aberto a startups e pessoas interessadas em empreender em projetos de base tecnológica de todas as áreas do conhecimento, sem necessidade de vínculo com a Unicamp como aluno ou ex-aluno.

Os empreendedores ou startups aprovados serão capacitados em diferentes áreas de formação da empresa, como marketing e gestão, pela equipe da Agência de Inovação Inova Unicamp, que gerencia o parque, e também pelos times do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento (Febraec), que são parceiros da Incamp.

A taxa de inscrição para submeter uma proposta é de R$ 350,00. Projetos finalistas das competições de modelagem de negócios da Inova Unicamp (Desafio Unicamp e Inova Jovem) e ex-alunos da disciplina de empreendedorismo da Inova (com códigos AM037 ou TP386) são isentos do pagamento, desde que apresentem documento comprobatório da participação na etapa final da competição e da conclusão da disciplina.

Mais informações sobre o edital estão disponíveis em: https://parque.inova.unicamp.br/traga-sua-empresa/incubadas/#edital.


 

Sociedade Brasileira de Matemática recebe até hoje inscrições para o Prêmio SBM 2023

Agência FAPESP – A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) recebe até hoje (28/02) inscrições para o Prêmio SBM 2023. A honraria, concedida a cada dois anos pela SBM junto ao Colóquio Brasileiro de Matemática, tem como objetivo distinguir o melhor artigo original de pesquisa em matemática publicado recentemente por um jovem pesquisador residente no Brasil.

O julgamento é baseado nos critérios de originalidade, relevância, profundidade e potencial de impacto no desenvolvimento da respectiva área. Concedida desde 2013, a premiação já coroou cinco artigos.

Na atual edição, o vencedor receberá um diploma, remuneração de R$ 20 mil e um convite para apresentar uma palestra plenária durante o próximo colóquio.

Poderão ser indicados artigos publicados nos anos entre 2020 e 2023 por pesquisadores ou docentes que tenham obtido o seu doutorado a partir de 2008 e que possuam vínculo empregatício permanente em instituições brasileiras com início até 2020.

As indicações poderão ser feitas por qualquer pesquisador ou docente de instituição nacional ou internacional de ensino e pesquisa. Elas deverão ser enviadas para o e-mail premioSBM@sbm.org.br.

Mais informações em https://bit.ly/3Zm2o6j

————————————–

Mestrado em engenharia biomédica na UFABC

Agência FAPESP – Uma oportunidade de mestrado com bolsa da FAPESP está disponível pelo projeto “Mapeamento da atividade fibrilatória cardíaca acurada: uma contribuição experimental”, conduzido na Universidade Federal do ABC (UFABC). As inscrições terminam amanhã (01/03).

O bolsista deverá ter interesse em pesquisa para o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico dos mecanismos da fibrilação atrial, arritmia mais comum na prática clínica.

O candidato selecionado dará apoio ao desenvolvimento do modelo experimental para coleta da atividade elétrica cardíaca. O setup experimental é composto pelos seguintes sistemas: mapeamento elétrico, mapeamento óptico panorâmico, reperfusão em coração isolado tipo Langendorff, rotação e de estimulação elétrica. Após a aquisição da atividade elétrica, o mestrando customizará os principais mapas eletrofisiológicos e biomarcadores utilizados na prática clínica para a fibrilação atrial.

Os candidatos podem ser alunos recém-formados, graduados ou alunos de mestrado em andamento com ótimo histórico escolar e bom nível de inglês. Experiência adquirida durante iniciação científica é desejável, assim como conhecimentos em: práticas laboratoriais, programação (Matlab e/ou Python) e experimentação (Matlab, Python).

A inscrição deve ser feita pelo e-mail João Loures Salinet Júnior, anexando os seguintes documentos em formato PDF: currículo, carta de motivação, histórico escolar e carta de referência.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5769/.

Os requisitos e benefícios da bolsa mestrado da FAPESP estão disponíveis no site www.fapesp.br/bolsas/ms.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

 


Global Research Academy: fase final da escola de verão trilateral ocorrerá na USP

A Global Research Academy, uma escola de verão interdisciplinar para estudantes de doutorado lançada pela Universidade de São Paulo, em parceria com a Freie Universität Berlin (Alemanha) e a King’s College London (Reino Unido), concluiu suas duas primeiras fases em julho de 2022 e realizará sua terceira e última fase entre 25 de fevereiro e 2 de março em São Paulo. 

Na Universidade de São Paulo, o evento ocorrerá no Instituto de Matemática e Estatística. A plenária de abertura da fase final será no dia 27 de fevereiro às 9h30, com transmissão pública por este link. Para os interessados em saber mais detalhes, o evento fechado terá a programação realizada conforme este link.

O programa foi desenvolvido em conjunto e acompanhado por acadêmicos das três universidades. Pela Universidade de São Paulo, o Prof. Fábio Kon (Ciência da Computação), pela King’s College, o Dr. Robert Cowley (Geografia) e, pela Freie Universität Berlin, o Prof. Sérgio Costa (Sociologia).

O cronograma do evento consiste em seminários teóricos e muitas visitas a iniciativas sustentáveis locais nas cidades. Em Londres, por exemplo, o grupo visitou o bairro de King’s Cross, que está se reinventando dentro de uma iniciativa de regeneração urbana. Em Berlim, os participantes visitaram a Universidade Flutuante e também a iniciativa 100% Tempelhofer Feld. A programação em São Paulo será bastante completa acadêmica-culturalmente e abarcará visitas a parques, ao centro histórico e a algumas iniciativas sustentáveis da capital paulista.

O grupo internacional de participantes será composto por dez estudantes de doutorado de cada uma das três universidades. Esse grupo, por sua vez, se dividirá em grupos de trabalho menores, que terminarão projetos sobre o tema ‘Cidades Sustentáveis’ nesta fase final da Escola de Verão. O objetivo é conectar os jovens pesquisadores das três universidades e publicar um artigo sobre os projetos do grupo.

Por AUCANI

VEJA TAMBÉM ...