Estágios e Oportunidades

Treinamento técnico em Processamento de Imagens com bolsa da FAPESP

Uma Bolsa da FAPESP de Treinamento Técnico nível quatro (TT-4) é oferecida pelo projeto “Desenvolvimento de procedimentos de análise de imagens para avaliar características físicas, químicas e fisiológicas de sementes e plântulas”. O prazo de inscrição termina no dia 19 de julho de 2019.

O bolsista atuará em desenvolvimento de software no Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão do professor Francisco Guilhien Gomes Junior.

O bolsista ajudará no desenvolvimento de sistemas computadorizados para avaliação do vigor de sementes, com base em atributos morfológicos de plântulas. Preliminarmente, serão realizados testes para definição de padrões de aquisição de imagens e de algoritmos de processamento de imagens.

Com base no desenvolvimento de algoritmos de pré-processamento e de segmentação automática, serão identificadas as partes das plântulas para o cálculo de índices numéricos que serão relacionados com o vigor do lote de sementes. Na etapa final serão desenvolvidos a interface de usuário e testes para validação e correção de erros dos sistemas.

O candidato deve ser graduado, especialista em Processamento de Imagens. As candidaturas serão aceitas pelo e-mail francisco1@usp.br, anexando histórico escolar de graduação e comprovante de experiência ou histórico escolar de graduação e de mestrado, carta de interesse e curriculum vitae.

Os candidatos pré-selecionados serão convidados para entrevista após o dia 21 de julho, no IFSC-USP. Candidatos distantes poderão ser entrevistados por videoconferência.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2921.

O bolsista selecionado de TT-4 receberá Bolsa FAPESP para treinamento técnico no valor de R$ 3.104,80 sem vínculo empregatício, por dois anos, com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. Aceita-se um período de dedicação semanal em home office.

Mais informações sobre as bolsas de treinamento técnico em www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


 

CNPq recebe propostas de bolsas PQ e PQ-Sr

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu o prazo para recebimento das propostas de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr), com o lançamento das Chamadas Públicas N° 07/2019 e N° 06/2019.

Os pesquisadores interessados deverão consultar os critérios específicos de cada Comitê de Assessoramento (CA), disponíveis nas respectivas chamadas. A data de submissão das propostas para PQ-Sr vai até o dia 24 de julho de 2019 e para a bolsa PQ, até o dia 31 de julho de 2019.

A bolsa de Produtividade em Pesquisa existe desde 1976 e tem como objetivo valorizar os pesquisadores que possuam produções científicas, tecnológicas e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. É concedida em cinco níveis: 1A, 1B, 1C, 1D e 2.

Já a bolsa de Produtividade em Pesquisa Sênior busca reconhecer e valorizar os pesquisadores que se destacam entre seus pares como líder e paradigma na sua área de atuação. Foi criada em 2005 como uma categoria de bolsa PQ e, a partir de 2011, se tornou uma modalidade de bolsa independente. Ela é destinada ao pesquisador bolsista PQ ou de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) na Categoria 1 por pelo menos 20 anos ou bolsista PQ ou DT na Categoria 1, níveis A ou B, por pelo menos 15 anos.

Veja as chamadas na íntegra:

Chamada CNPq N º 06/2019 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa

Chamada CNPq N º 07/2019 – Bolsas de Produtividade Sênior

Por Coordenação de Comunicação Social do CNPq


 

Pós-doutorado em Células a Combustível com bolsa da FAPESP

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) seleciona candidatos a uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP para projeto de desenvolvimento de células a combustível para operação com gás natural. O prazo de inscrição termina no dia 30 de julho de 2019.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) financiado pela FAPESP em parceria com a empresa Shell e sediado na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto pretende abordar questões críticas para alguns dos principais desafios científicos e tecnológicos relacionados ao avanço da utilização do gás natural (GN) em células a combustível de óxidos sólidos (SOFCs). Serão estudados materiais de anodo e camadas catalíticas resistentes a depósitos de carbono para a utilização direta do GN em SOFCs.

O pós-doutorando participará na pesquisa de células a combustível de óxido sólido de metano direto.

O candidato deve ter experiência no processamento e caracterização de materiais cerâmicos para células a combustível e em fabricação de célula única e caracterização eletroquímica. Busca-se habilidade com diferentes técnicas, como difração de raios X, microscopia eletrônica e espectroscopia de impedância. Experiência prévia com tape casting e/ou técnicas avançadas de deposição, como a deposição por laser pulsado, são altamente desejáveis.

Os interessados pela vaga devem se inscrever pelo site do RCGI (REF 19PDR105).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2978.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


VEJA TAMBÉM ...