Estrelas na galáxia científica agora são livro e documentário

Livro e vídeo documentário apresentam o trabalho e a vida de mulheres que marcaram suas áreas de atuação

Elas sempre estiveram brilhando nas galáxias científicas. Em todas! Faltava apenas um telescópio atualizadíssimo para que essa constelação de mulheres cientistas entrasse na rota de quem olha para o céu e para o futuro.

Não falta mais!

No próximo dia 11 de fevereiro, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (Decreto ONU, desde 2015), o Instituto Angelim fará o lançamento do livro e vídeo documentário Mulheres na Ciência em São Carlos: reflexões, trajetórias e histórias, no Teatro Municipal Alderico Vieira Perdigão, em São Carlos/SP, às 19h. Estão todos convidados.

A produção livro videodocumentário é uma homenagem à memória e trajetória de 6 mulheres cientistas de São Carlos/SP: Cibele Saliba Rizek – Nas cidades, entre pessoas, muros, ruas e casas, histórias para se contar (Ciências Sociais); Lúcia Cavalcante de Albuquerque Willians – Construir laços sociais e superar a violência (Psicologia); Maria Aparecida de Moraes Silva – Na terra, no campo, entre olhares (Ciências Sociais); Maria Aparecida Soares Ruas – O mundo não teria graça sem as singularidades (Matemática); Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva – Educação de qualidade para todos em todos os níveis (Ciências Humanas – Educação) e Yvonne Primerano Mascarenhas – A vida em um cristal (Físico-química).

“Decidimos iniciar o projeto com o levantamento de todas as pesquisadoras que se encontravam no caráter sênior, pesquisadoras aposentadas, mas que continuavam atuando em suas áreas temáticas e mais do que isso, que tivessem premiações e publicações internacionais e pesquisas relevantes que fazem parte do cotidiano da sociedade. Os bancos de dados do CNPq e CAPES que nos levaram a essas mulheres, em áreas diferentes do conhecimento e formação. Nossa ideia é continuar o projeto trazendo o percurso de outras mulheres na ciência em São Carlos”, explicou Mirlene Simões, idealizadora e organizadora do livro e videodocumentário.

Esse telescópio vai mostrar nossas celebridades científicas principalmente para meninas e mulheres que possam se inspirar nessas vidas brilhantes. Assim, livro e vídeo têm edição, arte e recursos audiovisuais que transitam pelo universo do estudante do ensino médio. Foram desenvolvidos majoritariamente por mulheres, buscando dar visibilidade às cientistas e estimular a participação e formação da cultura da mulher na ciência. São Carlos denominada oficialmente como Capital da Ciência e Tecnologia, pouco reconhece publicamente as mulheres cientistas e pesquisadoras na cidade, pouco tem como memória e produção sobre suas trajetórias e trabalhos. Esse desconhecimento impacta diretamente o significado social dessas mulheres, o incentivo dado às jovens pesquisadoras, em início de carreira, e o desenvolvimento educativo de meninas e adolescentes no âmbito escolar.

O relatório da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, publicado em 2018, sobre “Mulheres na Ciência”, aponta que no Brasil entre 45,1% e 55% dos pesquisadores são mulheres e que entre as publicações científicas brasileiras as mulheres estão em 49% como “primeira autoria”, isso entre 2011 e 2015.

É muito trabalho e muito sucesso.

O livro e o videodocumentário exploram os percursos e jornadas de mulheres que foram pioneiras em suas áreas para inspirar muitas gerações. Para tanto, o projeto foi aprovado no Programa de Ação Cultura – ProAC, mecanismo do governo paulista de incentivo fiscal para projetos culturais. Os livros serão distribuídos em escolas da rede pública de São Carlos acompanhados de rodas de conversas com os estudantes. Outra parceria foi com a Fundação Pró Memória de São Carlos com a impressão de exemplares do livro que serão entregues em escolas e instituições e personalidades que são agentes multiplicadores em frentes diversas da sociedade.

Festa homenagem de lançamento

A data para o lançamento não poderia ser mais significativa, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, assim como o local, o palco do Teatro Municipal. Nele estarão nessa grande festa artistas da cidade, representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, PROAC, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de São Carlos. Será exibido um trailer do videodocumentário sobre essas mulheres galácticas que produziram e que são o motivo desse trabalho.

Instituto Angelim

O Instituto Angelim, localizado em São Carlos-SP, tem suas diretrizes em comum com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável ONU (agenda 2030). Seu propósito é promover de forma equilibrada o desenvolvimento econômico e social bem como reduzir a desigualdade em todas suas formas e valorizar a diversidade cultural e educação para a cidadania.

Por Instituto Angelim