Estudantes da USP em São Carlos podem participar de projeto itinerante de tecnologia da Informação

HackaTruck MakerSpace Serviços Cognitivos recebe trabalhos até 8 de fevereiro e os 56 melhores farão um curso presencial dentro do caminhão do projeto

Caminhão do projeto HackaTruck MakerSpace estará em São Carlos em fevereiro de 2023 – Foto: Divulgação/HackaTruck

Estudantes de graduação e pós-graduação da USP, em São Carlos, terão a oportunidade de participar do HackaTruck MakerSpace Serviços Cognitivos, um projeto de capacitação profissional para estudantes de instituições de Ensino Superior na área de Tecnologia da Informação. Não há limite de vagas e as inscrições já estão abertas pelo link.

Como um projeto dinâmico e itinerante numa verdadeira capacitação sobre rodas, o evento é inspirado pelo conceito maker com seu laboratório móvel constituído como um makerspace, um espaço onde os alunos criam e desenvolvem protótipos relacionados aos temas estudados.

O projeto, que é executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado e patrocinado pela IBM Brasil e Flex, conta, na versão de São Carlos, com o apoio da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

A capacitação envolve conhecimentos básicos e avançados de computação e está organizada em quatro módulos on-line, com provas avaliativas. Carga horária e detalhes dos cursos são encontrados no site.

Como funciona?

A primeira parte do curso será no formato virtual, no período de 12 de dezembro de 2022 até 12 de fevereiro de 2023, mas é possível se inscrever e ingressar no curso a qualquer momento, até o término das inscrições, em 8 de fevereiro de 2023. Os 56 mais bem classificados poderão fazer a parte presencial no caminhão do projeto, que estará em São Carlos por cinco semanas, a partir do dia 25 de fevereiro de 2023.

No caminhão, será oferecido um curso presencial sobre Práticas de Cloud Services usando Swift com ênfase em Serviços Cognitivos em dois períodos: tarde ou noite. O objetivo é apresentar conceitos e fundamentos de Algoritmos, Lógica de Programação e Orientação a Objetos em Swift, também passando por tópicos mais avançados como estrutura de dados e outros elementos próprios da linguagem Swift. A introdução à programação de APIs RESTful utilizando JavaScript com Node.js é um segundo pilar do curso que faz com que os alunos tenham inúmeras possibilidades durante e após o curso.

Para participar, é preciso fazer um cadastro e, depois se inscrever na turma escolhida e aguardar o e-mail de confirmação para início na data programada. Mais detalhes aqui.

Saiba mais sobre o curso na live com os organizadores disponível no canal do YouTube.

Texto: Assessorias de Comunicação ICMC e EESC

Por Jornal da USP