Estudantes de pós-graduação da USP podem participar de consórcio acadêmico

São oferecidas três bolsas no valor de R$1,4 mil; projeto busca contribuir com o ensino da disciplina Análise Real

Alunos de pós-graduação da USP podem se inscrever, até dia 30 de junho, para bolsas vinculadas ao projeto Uma proposta de ensino híbrido para a disciplina Análise Real. Há três vagas disponíveis: duas delas com foco em edição e elaboração de vídeos; e outra para elaboração de materiais pedagógicos.

Os estudantes selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1,4 mil, no período de agosto a novembro, para realizar atividades durante uma carga horária semanal de 40 horas. Essas atividades têm como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade de ensino da disciplina Análise Real, que oferece um conteúdo fundamental para a formação de profissionais da área de matemática, estatística, engenharia, economia e física.

O projeto é resultado de um consórcio acadêmico que envolve docentes de diversas unidades de ensino e pesquisa da USP, como o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC); o Instituto de Matemática e Estatística (IME); a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP); o Instituto de Física (IF); e a Escola Politécnica (Poli).

A ação busca criar materiais didáticos como videoaulas, notas de aula, exercícios resolvidos e questionários online, a fim de auxiliar professores e alunos na realização de suas atividades didático-pedagógicas. Pretende-se também promover discussões sobre a disciplina e suas aplicações, tudo por meio de ambientes virtuais de acesso público.

O projeto é um dos 46 Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação (CAEG) aprovados pela Pró-Reitoria de Graduação em fevereiro de 2021. O consórcio acadêmico é uma associação de docentes de diferentes cursos e campi da Universidade, criado para desenvolver atividades integradas, em todas as áreas do conhecimento, com impactos diretos na formação diferenciada dos estudantes.

Para se candidatar à vaga de edição de vídeos, é preciso ter conhecimentos de programação Python, design gráfico e web design. Para a vaga de ensino, é necessário possuir conhecimento sobre análise real. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online disponível neste link: icmc.usp.br/e/fac67.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Inscrições até 30 de junho: icmc.usp.br/e/fac67