Evento aborda gestão e análise de dados sobre construções históricas

HBIM

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP está com inscrições abertas para o Encontro Brasileiro de Modelagem da Informação da Construção e Patrimônio Cultural (HBIM), que acontece nos dias 5 e 6 de dezembro no IAU. O evento reunirá pesquisadores nacionais e internacionais para debater o registro e a gestão de dados sobre edificações de interesse histórico. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site do Encontro.

O objetivo da iniciativa é potencializar, com o uso da tecnologia, diagnósticos e análises de desempenho dos edifícios, além de servir como base virtual para simulação de propostas de intervenção e banco de dados para gestão e conservação das obras, facilitando o desenvolvimento de futuras pesquisas sobre o tema.

A programação do Encontro contará com mesas redondas, sessões técnicas, exposição, palestra e o lançamento da Revista Gestão & Tecnologia de Projetos, editada pelos professores Arivaldo Leão Amorim e Natalie Johanna Groetelaars, ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Um dos destaques do evento é a palestra “Levantamento 3D scanner e reconstrução integrada com antiga sabedoria para um conjunto de esculturas renascentistas”, que será ministrada por Giacomo Pirazzoli, docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Florença, da Itália.

O evento é aberto à comunidade acadêmica e a todos os profissionais dos campos de documentação, preservação e conservação do patrimônio arquitetônico, contemplando as áreas de arquitetura e urbanismo, arqueologia, geomática, restauro, história, engenharia etc. Clique aqui para conferir a programação completa do Encontro.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação do IAU/USP