Evento do projeto Kids Save Lives ensina o público leigo a salvar vidas

Com palestras e treinamentos práticos, objetivo do simpósio internacional do projeto coordenado pela Faculdade de Medicina da USP é tornar qualquer um capaz de agir em emergências médicas

Kids Save Lives ensina o público como prestar o suporte básico de vida – Foto: Divulgação/European Resuscitation Council

Você sabia que com apenas duas mãos se salva uma vida? O Kids Save Lives Brasil (KSLB), projeto coordenado pela Faculdade de Medicina (FM) da USP, se empenha em mostrar à sociedade como isso é possível. A iniciativa realiza ações sociais para ensinar o público leigo a forma correta de agir em situações de emergência cardiovascular, por meio de treinamentos, aulas e palestras. O próximo evento é o III Simpósio Internacional, que ocorrerá gratuitamente em 21 de outubro, das 8 às 14 horas, no Teatro da FM, na Avenida Dr. Arnaldo 351, na capital paulista, e com transmissão on-line; as inscrições estão abertas e podem ser feitas por este link.

Ressuscitação cardiopulmonar em gestantes, medidas preventivas de doenças cardiovasculares, desengasgo, identificação de infarto agudo do miocárdio e reconhecimento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são algumas das temáticas que serão trabalhadas no simpósio. O evento contará com a presença de profissionais renomados mundialmente, como o pediatra estadunidense Vinay Nadkarni e os cardiologistas Sergio Timerman e Antonio de Pádua Mansur. Além dos debates, a plateia poderá participar de sorteios de livros e treinamentos práticos, e receberá um certificado de participação.

O principal objetivo do simpósio é auxiliar pessoas sem formação médica a salvarem vidas, a partir do fornecimento de informações teóricas e práticas sobre Suporte Básico de Vida (SBV). Por isso, “duas mãos podem salvar uma vida” é o lema do projeto. Janine Lissa de Pinho foi uma das orientadas por Mansur no KSLB, e com os ensinamentos foi capaz de ajudar seu pai a sobreviver a um infarto, relata: “Eu lembrei claramente da voz do professor Mansur falando como seria realizado esse procedimento”. Confira o depoimento completo de Janine neste link.

Sobre o KSLB

O KSLB é formado por professores, estudantes, pesquisadores e funcionários da Faculdade de Medicina da USP e da Fundação Faculdade de Medicina; também conta com instrutores voluntários e possui parcerias com outras instituições. Os focos dos primeiros socorros são o AVC agudo, a parada cardiorrespiratória não traumática, o infarto agudo do miocárdio, o afogamento e o engasgo total no adulto, na criança e no bebê. Em três anos, já foram realizados, sob coordenação nacional da USP, mais de 4.339 treinamentos no Estado de São Paulo.

Para participar do evento e receber o link de transmissão clique aqui.

Acompanhe as atividades do Kids Save Lives Brasil no site do projeto e no Facebook.

Por Maria Fernanda Barros – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...