Evento internacional reúne cientistas para debater melhorias na área de habitação

O Grupo de pesquisa em habitação e sustentabilidade (HABIS) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, realiza, entre os dias 10 e 12 de março, o Seminário Internacional de Pesquisa Habitat: Resistência e Autonomia. O evento reunirá pesquisadores do Brasil e da França da área de arquitetura e planejamento territorial para apresentar e debater possíveis intervenções nos atuais modelos de habitação das comunidades urbanas e rurais com o objetivo de torná-los mais sustentáveis. Os interessados em participar do evento devem se inscrever até dia 4 de março por meio do formulário disponível neste link.

“Procuraremos demonstrar como alguns espaços se constituem como áreas de resistência e autonomia frente à implementação de ordens hegemônicas, ao mesmo tempo em que certas comunidades se mostram alienadas aos problemas globais que as cercam. O Seminário irá nos desafiar a pensar em como transformar radicalmente nossos modos de habitar e produzir riquezas econômicas”, explica João Marcos Lopes, professor do IAU e um dos organizadores do evento.

A programação do Seminário contará com cinco mesas-redondas, palestras com lideranças de movimentos sociais que atuam em diferentes contextos brasileiros, exposição fotográfica e plenária final. “É uma grande oportunidade para o aprofundamento dos debates, troca de experiências e interlocução entre docentes, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos de diferentes universidades e áreas do conhecimento científico”, complementa o docente.

Um dos destaques da programação é a palestra que será ministrada por Elemar Cezimbra, professor e um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ele falará sobre como o processo de luta e resistência articulado pelo Movimento desde o final da década de 70 transformou a região de Cantuquiriguaçu (PR) em um dos maiores territórios de reforma agrária do País. Outro convidado especial do Seminário é David Karaí Popygua, liderança indígena da região do Pico do Jaraguá (SP), que esclarecerá aos participantes os motivos pelos quais as causas de sua comunidade estão diretamente ligadas a questões políticas e ambientais. O evento contará ainda com a exposição fotográfica “Episódios da interculturalidade dos Kyikatêjê: uma abordagem pós-histórica”, de Hélio Passos Rezende. Confira os horários e locais de todas atividades acessando a página do evento no Facebook.

Segundo João Marcos Lopes, o Seminário também será um importante instrumento para propiciar o intercâmbio entre universidades brasileiras e francesas, grupos de pesquisa, organizações de assessoria técnica e instâncias dos movimentos sociais envolvidas com as práticas socioespaciais, além de contribuir com a formação crítica de diversos profissionais. O evento dará sequência à cooperação iniciada há dois anos entre pesquisadores do HABIS e da Rede de Pesquisa francesa “Espace Rural & Projet Spatial (ERPS)”. A iniciativa ainda permitirá uma aproximação mais efetiva com pesquisadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mais informações:
Grupo HABIS