Evento no IQSC comemora o Dia Nacional da Abelha: Mais Abelha

As questões ambientais são temas de muitas discussões neste século. Em vários setores da sociedade, como na política, economia e educação, os debates sobre os impactos nos ambientes naturais estão em pauta. Um fato que tem preocupado cientistas do mundo todo é a morte e o desaparecimento massivo das abelhas, pois são seres essenciais para a manutenção e equilíbrio de grande parte dos ecossistemas devido ao serviço de polinização prestado.

Esses agentes polinizadores são fundamentais para a produção de alimento. Estimasse que 75% das culturas agrícolas e 90% das plantas que produzem flores são visitadas pelas abelhas. Portanto, a ausência desses agentes polinizadores coloca em risco o serviço ambiental prestado pelas abelhas e que contribuem para a vida dos seres vivos.

Um dos primeiros passos na proteção das abelhas é o conhecimento sobre os mesmos. De maneira geral as pessoas desconhecem as abelhas, tendo contato somente com as abelhas com ferrão, sendo estas originárias do cruzamento das abelhas africanas e europeias, mas existem diversas espécies de abelhas nativas sem ferrão.  O Brasil apresenta cerca de 333 espécies, como: Jataí, Mirim, Mandaçaia, Iraí, Marmelada, Uruçu, entre outras que podem ser criadas em casa.

No dia 3 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Abelha, evento que faz parte do calendário oficial de datas comemorativas do Ministério do Meio Ambiente.  Nesta data, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece evento que vai tratar de diferentes aspectos desse inseto polinizador. A atividade é coordenada pela professora Eny Maria Vieira.

A abertura do evento será às 8 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1, seguida da palestra Mais abelhas – as abelhas nativas sem ferrão: uma riqueza estratégica do Brasil e a responsabilidade para a conservação, ministrada por Janete Brigante, doutora em ecologia e recursos naturais e membro fundadora da AMESAMPA – Associação de Meliponicultores do estado e São Paulo.  A proposta é compartilhar conhecimento sobre a importância, biologia e manejo das abelhas nativas sem ferrão e instigar os participantes a criar abelhas, ajudando na conservação das espécies. Na sequência, será aberta discussão sobre o assunto.

Ainda na quinta-feira, das 14 às 17 horas, o Sr. Tiago Juan Martin Ribeiro do Projeto Mais Abelha, ministrará oficina sobre a Biologia das abelhas, no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC.

Durante todo o dia, das 08 às 17 horas, haverá exposição de pôsteres sobre as pesquisas dos alunos do Grupo de Química Ambiental e Ecotoxicologia do IQSC-USP, relacionadas com o tema do evento.

As inscrições estão abertas para todos os interessados, gratuitamente.

Comemoração ao Dia Nacional da Abelha
3 de outubro de 2019 (quinta-feira) no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
8h – abertura e inicio da exposição de pôsteres
A seguir – Palestra Mais abelhas – as abelhas nativas sem ferrão: uma riqueza estratégica do Brasil e a responsabilidade para a conservação