Experiências com a indústria são compartilhadas no SIBGRAPI 2019

CeMEAI esteve representado no evento da Sociedade Brasileira de Computação

sibgrapi 2019

O SIBGRAPI, o SVR e o SBGames são eventos realizados pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o intuito de expandir as fronteiras do conhecimento nas ciências da computação, especialmente no que se refere à computação gráfica e processamento de imagens e também na área de games.

Na edição de 2019, que ocorreu no Rio de Janeiro, entre os dias 28 e 31 de outubro, o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) esteve representado pelos pesquisadores Antônio Castelo FilhoLeandro Franco de Souza e Afonso Paiva Neto do ICMC/USP e João Paulo Papa, da Unesp/Bauru.

Antonio Castelo Filho explica que o objetivo do workshop que reuniu 270 inscritos foi mostrar para o público do congresso trabalhos relacionados com a área de computação gráfica e processamento de imagens, previamente submetidos no qual foram selecionados os três melhores e também três palestrantes convidados para as sessões.

Juntamente com o Prof. Bruno Feijó (PUC- Rio), Castelo organizou o Workshop de Aplicações da Indústria (WIA) que tratou das contribuições que descrevem soluções baseadas em gráficos, padrões e imagens para problemas aplicados pela indústria.

Como palestrante convidado, Leandro participou de atividades relacionadas ao tema “CFD Applications in Industry”. Ele também falou sobre os objetivos e projetos do CeMEAI que acumulam resultados nas mais diversas áreas industriais.

Afonso Paiva Neto participou da sessão de Geometria e Animação, com o tema “Boundary particle resampling for surface reconstruction in liquid animation”.

Ponto de encontro entre cientistas, acadêmicos, profissionais, estudantes e empresários interessados e participantes do setor há 32 anos, o congressos teve quatro dias de intensos debates, apresentação de trabalhos de pesquisa e networking para apresentar resultados dos trabalhos realizados nos últimos anos e buscar desenvolver a ciência no Brasil.

João Paulo Papa também participou como chair de um dos workshops temáticos e de uma sessão de artigos sobre processamento de imagens. “Também tivemos um artigo aceito para apresentação na área de segurança de trabalhadores industriais, em específico oficinas da Petrobras, pois possuímos um projeto em conjunto com eles nessa área”, explicou Papa.

“O evento é um dos mais tradicionais e importantes da área de computação gráfica, processamento de imagens e reconhecimento de padrões no Brasil, sendo um fórum bastante importante para divulgação científica. Como ex-membro do CEGRAPI (Comissão Especial de Computação Gráfica e Processamento de Imagens) da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), participei de reuniões para tomada de decisões no que diz respeito ao avanço da área no Brasil”, disse.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609