Exposição de fotógrafa francesa combate desperdício de alimentos

Mostra fica em cartaz até 30 de novembro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos

Exposição traz 20 imagens, dez produzidas na França e dez feitas no Brasil – Foto: Pauline Daniel

Combater o desperdício de alimentos no mundo. Esse é o objetivo da exposição Sob a Pele, da fotógrafa francesa Pauline Daniel, que está em cartaz até 30 de novembro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A mostra traz 20 imagens – dez feitas na França e dez produzidas no Brasil – que abordam o tema. A série foi iniciada em 2014, na França, e teve continuidade em 2021 e 2022 com frutas exóticas endêmicas do Brasil, durante uma residência criativa da fotógrafa no Rio de Janeiro, a convite da Embaixada da França no Brasil. Gratuita, Sob a Pele tem patrocínio da Aliança Francesa de São Carlos.

“O projeto nasceu na sequência da proposta que me foi feita em 2014 pelos bancos alimentares para trabalhar como artista fotógrafa na questão do combate ao desperdício”, explica Pauline. “Explorando a questão da atração e repulsão de acordo com os critérios sociais do ambiente, o trabalho se concentrou na revelação da beleza invisível e interior, jogando tanto com o realce quanto com a estética pura da matéria, humor ou imaginação. Com essa série, tive o prazer de frustrar a ditadura da beleza tão prevalente em nossas sociedades e da qual participo indiretamente como fotógrafa publicitária de culinária.”

Em parceria com a Aliança Francesa, outras cidades vão receber a exposição, entre elas Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).

A exposição Sob a Pele, da fotógrafa Pauline Daniel, fica em cartaz até 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 21h30, e aos sábados, das 9 às 12 horas, na Biblioteca Achille Bassi do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP (Avenida Trabalhador São-Carlense, 400, em São Carlos). Entrada grátis.

Por Jornal da USP