Centro Cultural recebe a exposição Homo Faber 2.0: Políticas do Digital na América Latina

Até o dia 30 de novembro, o Centro Cultural da Prefeitura do Campus USP São Carlos (PUSP-SC) recebe a exposição Homo Faber 2.0: Políticas do Digital na América Latina.

No contexto do XXII Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráficos Digitais (SIGraDi / São Carlos, Brasil – 7 a 9 de novembro de 2018) que assume como tema central a Tecnopolítica, a exposição Homo Faber 2.0 enfoca o tema Política da Digital na América Latina.

O tema escolhido para esta exposição demonstra como alguns usos das tecnologias de fabricação digital, a partir de sua natureza disruptiva, impõem novas políticas sobre processos, programas acadêmicos, desenvolvimento de currículos, linhas de produção, implementações e adoções. Assim, o objetivo desta exposição é estar ligado à política e à sociedade, mostrando o potencial da fabricação digital e seu impacto nas comunidades, evidenciando como a identidade dos projetos evolui a constante experimentação de forma e material para o desenvolvimento de novos produtos ou o aprimoramento dos existentes, do objeto à escala arquitetônica.

Para a Homo Faber 2.0, o comitê organizador selecionou 37 projetos de um total de 61 propostas. Esses projetos, advindos de nove países da América do Sul e Central:

México: Fab Lab Maya; Fab Lab Monterrey.
El Salvador: Cipit Lab.
Costa Rica: Fab Lab Veritas.
Colômbia: Morfolab; Lab Fab UniPiloto; Tu Taller Design; Frontis 3D.
Perú: Fab Lab UNI; ONION Lab; DESSIN TECHNISCH; Open Brain UPC.
Brasil: DOMVS; Nimbu; Grupo de Pesquisa em Arte, Design e Mídias Digitais; Edro; LM+P; Laboratório para OUTROS Urbanismos; Nexus; LAPAC; Rede PRONTO 3D; Estudio Guto Requena; Nó.Lab; LED-UFC; Fab Lab Livre SP; LEAUD; SUBdV; LAMO 3D.
Chile: Dum Dum Lab; Creative Robotics at UTFSM; FabHaus UC; Aconcagua Fablab; FORMS.
Argentina: TaMaCo; Instituto de la Espacialidad Humana: Laboratorio de Morfología; +IDLAB.
Uruguay: LabFab MVD.

Curadores
Rodrigo Scheeren (Instituto de Arquitetura e Urbanismo l USP – Universidade de São Paulo | Brasil)
Pablo C. Herrera (UPC – Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas | Perú)