Falando sobre carreira, empreendedorismo e inovação

No dia 1º de outubro de 2018, segunda-feira, o Instituto de Química de São Carlos recebe as professoras Tania Casado e Ana Lúcia Torkomian, que abordarão o tema “Inovação, empreendedorismo e carreira: um mundo sem fronteiras”, em palestra que proferirão às 14 horas.

PPT_25092018_Seminario Tania Casado_EcarA importância da inovação no Brasil e no mundo é um dos temas a ser abordado, bem como os novos modelos de carreira nesse contexto. A carreira do empreendedor e o empreendedorismo da carreira serão dois temas tratados no encontro. Também serão apresentados os papéis dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT – conforme denominação da Lei da Inovação) das Universidades e do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras.

A diretoria do IQSC organiza o evento, que está previsto para ser realizado no anfiteatro térreo do edifício Q1 do Instituto, mas pode haver alteração do local, dependendo do número de inscritos. A participação na palestra é gratuita e aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia no site www.iqsc.usp.br/eventos.

As palestrantes

Tania Casado é Diretora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP (ECar). Formada em Psicologia e doutora em Administração, atua também junto à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidae (FEA-USP), onde Coordena o Programa de Vida e Carreira e as Comissões de Ética e de Pesquisa. É membro de diversas instituições nacionais e internacionais relacionadas ao desenvolvimento de carreiras, como o grupo internacional Teaching Careers Community (AOM) e a organização PWN-Global (Professional Womens Network), da qual é fundadora e Vice-Pesidente.  Atua junto aos temas: carreira, comportamento organizacional, tipos psicológicos, motivação e psicologia.

Ana Lúcia Vitale Torkomian é Diretora Técnica do Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) desde 2016, tendo ocupado a Coordenação Sudeste do Fórum de 2012 a 2016.  É Professora Titular na Universidade Federal de São Carlos, onde atuou em diversos cargos na área de Gestão de Tecnologia e Inovação, principalmente nos seguintes temas: cooperação universidade-empresa, empreendedorismo, pólos e parques tecnológicos, inovação tecnológica e propriedade intelectual.  Atuou como Secretária Adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT, 2009-2011).  Possui graduação em Engenharia de Produção e mestrado e doutorado em Administração.

O ECar em São Carlos

O Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (ECar)  é ligado à Pró-Reitoria de Graduação da USP e tem como visão ser Centro de Referência em Carreiras na América Latina, colaborando para a viabilização dos ideais de carreira e vida de nossos alunos, e transformando suas trajetórias profissionais em experiências enriquecedoras para eles e para a sociedade.

O Campus USP de São Carlos  receberá um polo do ECar,  que será instalado no Instituto de Química de São Carlos.

Contato: (16) 3373-8272 ou eventos@iqsc.usp.br
Endereço: Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1 do Campus USP São Carlos

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)