Festa do Livro da USP São Carlos atinge novo recorde

A Festa do Livro da USP São Carlos (FLUSP) deste ano atingiu novo recorde de vendas, atrações e público, superando o último evento presencial, em 2019.

Realizada de 23 a 25 de agosto, na Área 1 do Campus da USP em São Carlos, o evento cumpriu o objetivo de ser mais participativo: contou com 53 editoras, que trouxeram milhares de títulos dos mais variados assuntos e com descontos especiais, e diversas atrações artísticas e culturais. A referência temática da Festa neste ano foi o Ciclo22 da USP, tendo na sigla o primeiro movimento de relação: FLUSP22.

A Festa teve uma ampla programação literária e artística, incluindo apresentações musicais, mesas-redondas e bate-papos com renomados escritores e artistas. Além disso, contou com a participação do ex-senador Eduardo Suplicy, na abertura do evento, para uma conversa sobre as consequências sociais da pandemia, os desafios de projetar futuros para o Brasil e a importância da informação e do conhecimento nesse contexto. Suplicy também falou de seu livro sobre a renda básica de cidadania como uma das formas para alcançar um futuro digno para todos os brasileiros.

Outra novidade, deste ano, foi que pela primeira vez oito escritores e escritoras são-carlenses e independentes puderam expor e vender seus livros, pois a Edusp conseguiu isentá-los dos custos de participação.

Organizada anualmente pela Editora da USP – Edusp, a Festa do Livro é tradicional também em outras unidades da universidade por aproximar editoras e leitores. Em São Carlos, é realizada em parceria com as bibliotecas do campus, Centro Cultural, Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos e com o apoio da EESC. Neste ano, o evento contou com a coordenação da Biblioteca Achille Bassi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Para relembrar os participantes e a programação completa do evento, clique aqui.

Confira algumas fotos do evento (clicando sobre alguma foto, será aberta a galeria com fotos em tamanho maior):

E preparem-se que em agosto de 2023 tem mais uma nova edição da Festa do Livro!

Fotos: Centro Cultural e Assessoria de Comunicação – PUSP-SC