Francisco Louzada Neto participa do Prêmio Internacional Mahalanobis

Representando a América Latina, coordenador do CEPID-CeMEAI julgará vencedor

Francisco Louzada

O Coordenador de Transferência Tecnológica do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) Francisco Louzada Neto foi o membro escolhido para representar a América Latina no Mahalanobis Award Committee 2021, organizado pelo o International Statistical Institute (ISI).

O Prêmio Internacional Mahalanobis é patrocinado pelo Ministério de Estatística e Implementação de Programas do Governo da Índia e reconhece um indivíduo por realizações ao longo da vida na carreira de Estatístico e que tenha levado importantes contribuições em países ou regiões em desenvolvimento.

“Com esse prêmio, os organizadores esperam atrair, inspirar e motivar estatísticos em todo o mundo para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade de suas contribuições para a causa da promoção da ciência estatística e suas aplicações”, comentou Louzada.

Ao lado de representantes do mundo todo, Louzada terá a missão de analisar os trabalhos inscritos e julgar o vencedor. “Primeiramente, recebi o convite com muito orgulho para representar o Brasil e América Latina como júri técnico desta edição do prêmio. E é uma oportunidade também de conhecer os currículos de colegas de profissão que têm trabalhado, muitas vezes, todas as suas vidas em benefício dessas regiões em desenvolvimento”.

Membros Mahalanobis

O Mahalanobis Award Committee é entregue a cada dois anos durante o ISI World Statistics Congress, que ocorrerá em julho deste ano.

“Vale ressaltar que essa iniciativa do ISIS, juntamente com o Governo da Índia, tem o duplo propósito de homenagear o Professor PC Mahalanobis por suas contribuições e conquistas em Estatística e de reconhecer e estimular o progresso em Estatística nos países em desenvolvimento”, finalizou.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Mais informações:
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br