FUVEST 2020: Cresce número de inscritos no Vestibular

Praça do Relógio. Foto: Cecília Bastos/Usp Imagem

Total de candidatos chega a 129 mil; carreiras com maior procura são Medicina em São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto

O número de inscritos no Concurso Vestibular FUVEST 2020 totalizou 129.148, considerando-se candidatos e “treineiros”, o que representa um crescimento perante a edição anterior, FUVEST 2019, que contou com 127.786 inscrições.

No Concurso Vestibular FUVEST 2020, os candidatos que concorrem a vagas da universidade totalizaram 117.019, enquanto os “treineiros” – aqueles candidatos que não concluirão o Ensino Médio em 2019 – somaram 12.129 inscrições. Na edição passada, os candidatos corresponderam a 116.357, ao passo que os “treineiros” foram 11.429 do total.

As carreiras mais concorridas em 2020 são as três de Medicina (São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto). Já aquelas com o menor número de inscritos são Engenharia de Biossistemas (Pirassununga), Biblioteconomia e Ciência da Informação (Ribeirão Preto) e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (São Paulo, Butantã).

Entre os fatores que contribuíram para o crescimento na procura pelo Concurso Vestibular FUVEST 2020 estão as várias iniciativas da Universidade de São Paulo para estimular o diálogo com o público-alvo, como o programa “Vem pra USP!”, que inclui a CUCo (Competição USP de Conhecimento), e a ampliação do programa “USP e as Profissões”. Também contribuiu o aumento do prazo para a realização das inscrições do vestibular, que passou para 40 dias.

Para 2020, a USP oferece 11.147 vagas em 106 carreiras de graduação. Do total, 8.317 são destinadas à seleção pelo Concurso Vestibular FUVEST 2020, enquanto 2.830 vagas são voltadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Adicionalmente, outras 113 vagas foram reservadas para estudantes brasileiros participantes de competições do conhecimento.

Por Comunicação Fuvest