Game educacional ajuda a identificar erros comuns da Língua Portuguesa

Jogo criado pelo Ludo Educativo, projeto de extensão do CEPID Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, conta com mais de 160 palavras em várias categorias (Imagem: Divulgação)

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), lançou o AlfaBeta Herói, um jogo para identificar os erros mais comuns da Língua Portuguesa.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) é uma das instituições participantes.

O jogo começa com um vilão alterando todas as palavras em placas e letreiros de uma cidade. O jogador controla a Alfa Heroína, que tentará ativar seu Robô Gigante para corrigir todas as palavras que foram alteradas. Para isso, o jogador deverá identificar as palavras alteradas ou erradas e apenas ligar as partes do robô que não estiverem danificadas.

AlfaBeta Herói conta com mais de 160 palavras em diversas categorias, com um ranking no site do Ludo Educativo e também tem versão para Android. O game pode ser jogado no site do CDMF.

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular. A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais de audiovisual da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Unesp de Araraquara.

Mais informações: www.facebook.com/ludoeducativo/posts/2242352152518298.

Por Agência FAPESP