Grupo SEMEAR concorre como finalista da competição de robótica CoRA

Grupo SEMEAR está participando da edição virtual 2021 da competição de robótica CoRA com dois projetos, Lisa, a Robô Humanoide, em categoria de projeto acadêmico, e Juntos na Robótica para a de impacto social. Ambos foram selecionados como finalistas e concorrem a uma premiação final decidida por voto popular.

Competição de Robôs Autônomos (CoRA) é realizada pelo Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (PETEE UFMG) desde 2014, e a partir do ano passado foi adaptada para a modalidade virtual. O evento tem o objetivo de possibilitar aos estudantes a aplicação prática de seus estudos e é destinado a todos os interessados por robótica, de diferentes idades e níveis de conhecimento. Para participação, há quatro categorias, que incluem iniciativas técnicas e também sociais.

O Grupo SEMEAR (Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica) é uma organização estudantil da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo, formada em sua maioria por alunos de graduação. O objetivo do grupo é complementar a formação acadêmica e profissional de seus membros por meio do desenvolvimento de projetos inovadores em engenharia e robótica.

Presente no campus da USP de São Carlos há mais de 10 anos, o Grupo SEMEAR já participou de competições de robótica pelo país com robôs autônomos, controlados e até drones. Vendo também seu sucesso em desenvolver trabalhos de extensão e a crescente demanda da sociedade por essas iniciativas, o SEMEAR consolidou sua atuação de levar a robótica para a comunidade através da criação de um Núcleo de Robótica para Extensão dentro do grupo.

Os dois projetos do SEMEAR participantes da CoRA fazem parte dessa missão de promover impacto social através da robótica. A Lisa é uma robô interativa, de aparência lúdica e amigável, que responderá a comandos por voz e será levada a escolas e feiras na comunidade, com o intuito de atrair o interesse de crianças e jovens para a robótica. O desenvolvimento é realizado integralmente pelo grupo e aplica conhecimentos de processamento de linguagem natural (PLN) em Python, impressão 3D e comunicação serial com uma tela LCD.

Por sua vez, o Juntos na Robótica consiste de uma oficina de introdução à robótica oferecida pelo SEMEAR aos jovens atendidos pela ONG Salum, em comunidades de São Paulo e Vale do Jequitinhonha. O curso aborda diferentes temas relacionados à robótica, mostrando suas importantes aplicações na sociedade, e também inclui a construção de um carrinho elétrico, oferecendo um contato direto com um projeto prático. A missão do trabalho é apresentar a robótica aos alunos como uma área acessível e muito presente em nossas vidas.

Os projetos foram inscritos a partir da produção de um vídeo pitch que apresenta todo o trabalho. Após passarem por uma seleção feita pela comissão organizadora, os vídeos finalistas estão sendo divulgados para voto popular no Instagram do PETEE UFMG. Por fim, o vencedor de cada categoria será dado pelo vídeo com maior número de curtidas.

Para votar nos projetos do Grupo SEMEAR, basta curtir os vídeos no Instagram, que podem ser acessados pelos links abaixo:

• Lisa, a Robô Humanoide
• Juntos na Robótica