Guia elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa divulga boas práticas científicas

O material contém informações sobre o que é recomendável e o que é proibido na prática científica

Imagem: detalhe de cartaz da Library Company of Philadelphia via Pixabay CC0

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) lançou recentemente o Guia de Boas Práticas Científicas, com informações concisas e organizadas sobre ética na pesquisa, compromisso social, responsabilidade, propriedade intelectual, publicação e integridade científica.

O guia também contém indicações de sites e publicações para os interessados em se aprofundar no assunto.

“A ideia é que esse guia seja uma orientação, com caráter educativo e preventivo. Nosso objetivo é divulgar essas informações para toda a comunidade científica de maneira a explicitar as práticas recomendáveis e alertar para ações que possam ser eticamente questionáveis ou até passíveis de punição”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

Apesar de ter como principal público-alvo os jovens pesquisadores que queiram se familiarizar com as boas práticas científicas, o guia também é um instrumento importante para os orientadores utilizarem como um material de referência.

O Guia de Boas Práticas Científicas está disponível gratuitamente na página da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Guias da Pró-Reitoria de Pesquisa

O Guia de Boas Práticas Científicas é a terceira publicação de uma série de publicações elaboradas pela Pró-Reitoria de Pesquisa para divulgar informações importantes para os pesquisadores, especialmente os mais jovens.

A primeira publicação da série foi o Guia para a Iniciação Científica e Tecnológica, voltado a alunos de graduação ainda na fase inicial de sua formação universitária.

A iniciação científica e tecnológica tem como objetivo oferecer a esses estudantes a oportunidade da aprendizagem do método científico e de técnicas de suas áreas de atuação, por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, sob orientação de um docente ou pós-doutorando.

Em abril deste ano foi lançado o Guia para o Programa de Pós-Doutorado da USP, com o objetivo de incentivar os pesquisadores da Universidade e de outras instituições de ensino superior a ingressarem no pós-doutorado.

O guia contém informações sobre os benefícios do pós-doutorado, como participar, quais são os requisitos para a conclusão do programa e como concorrer às bolsas concedidas pelas agências de fomento à pesquisa.

Por Erika Yamamoto da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP