Hamilton Varela e Carlos Montanari assumem a diretoria do IQSC

Os professores Hamilton Brandão Varela de Albuquerque e Carlos Alberto Montanari assumiram nesta terça-feira, 17 de março de 2022, a direção do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), respectivamente nas funções de Diretor e Vice-diretor.

Em fala aos servidores técnicos, administrativos e docentes, Hamilton lembrou que pela primeira vez num processo eleitoral para a Diretoria da Unidade, somente uma chapa se candidatou e recebeu aprovação significativa, tanto em consulta preliminar feita entre os funcionários técnico-administrativos quanto no próprio colégio  eleitoral, onde obtiveram 89% dos votos. Hamilton destacou que a aprovação “não é um sim a minha pessoa nem à do professor Montanari, mas é um sim a um projeto que circunstancialmente está alinhado a um projeto da administração central, então são vários os desafios que nós temos nestes quatro anos à frente deste Instituto”.

Depois de comentar alguns objetivos do plano de metas estabelecido, destacou o aspecto relacional do trabalho abordando a ideia de pertencimento a um conjunto, que “é mais do que vir aqui, dar o expediente e voltar para casa […] é todos estarem imbuídos do objetivo de manter ou melhorar a infraestrutura” e a posição de destaque que hoje a unidade ocupa. “A mensagem que quero deixar hoje para vocês é de que até o trabalho mais oculto, menos relacionado às atividades fins [ensino, pesquisa e extensão], é fundamental para compor o bem maior do nosso instituto”.

Hamilton salientou “estarei disponível para conversar com qualquer um de vocês que tenha alguma ideia boa, interessante, que acha que pode contribuir de alguma forma com a nossa gestão” e ressaltou “espero contar com a colaboração de cada um de vocês nesse período de quatro anos que se inicia hoje”.

Montanari ratificou a importância de trabalhar junto, com dinamismo diário, para que “consigamos alçar mais voos, e mais longos, e mais fortes, do que aqueles que temos visto e estão muito bem construídos”. Enfatizou “que não é por acaso que nós estamos aqui. Conhecia o IQSC como IQSC e hoje conheço como as pessoas que aqui estão e que contribuíram e contribuem cotidianamente para o IQSC estar nessa posição privilegiada em todos os seus níveis”. Falou que também estará de portas abertas para opiniões, ideias e sugestões. Finalizando, destacou que “uma grande instituição é, na verdade e na prática, feita por grandes pessoas, grandes indivíduos como todos nós que estamos aqui hoje”.

Hamilton Varela, Carlos Montanari e equipe administrativa

Helena Ferrari (Assistente Administrativa), Carlos Montanari (Vice-Diretor), Hamilton Varela (Diretor), Claudia Amato (Secretária), Alexandre Mazzola (Assessor), Eliana Vidal (Assistente Acadêmica) e Marcelo Timarco (Assistente Financeiro). Foto: Marcus Queiroz/IQSC

Emanuel Carrilho, Diretor na gestão que se encerrou, expressou votos de sucesso à nova diretoria e afirmou que o fato de apenas uma chapa liderada pelo então Vice-Diretor ter se inscrito e eleita como foi, “mostra que a nossa gestão de certa forma agradou” e que haverá continuidade dos trabalhos, apesar das diferenças de gestão.  “Muitas [propostas] foram atrapalhadas por conta da pandemia e muitas tiveram início mas não chegaram ao fim, mas certamente muita coisa vai acontecer nos próximos quatro anos”.

Por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC