Hidrogênio: desafios e perspectivas para o combustível do futuro

“A matriz energética mundial é extremamente dependente de combustíveis fósseis. No ano de 2014, petróleo, carvão e gás natural correspondiam a aproximadamente 80% de todos os combustíveis utilizados no mundo. No Brasil, devido à grande utilização do álcool e de energia elétrica de origem hidroelétrica, a participação de veiculo flexcombustíveis fósseis na matriz energética é menor, mas gera preocupações, afinal combustíveis fósseis são fontes finitas de energia e sua utilização acaba por gerar diferentes problemas ambientais e de saúde pública. Com isto, o desenvolvimento de tecnologias que façam uso de combustíveis renováveis é central para o futuro do planeta. Dentre as fontes de energia renováveis, o hidrogênio aparece como um dos candidatos com futuro mais promissor”, afirma Gabriel Christiano da Silva.

Na sexta-feira, dia 3 de fevereiro de 2017, às 10 horas, no anfiteatro B do Instituto de Química de São Carlos – USP, Gabriel apresentará  os desafios e as perspectivas para utilização do hidrogênio como combustível. “O seminário será iniciado apresentando um panorama geral com as principais formas de energia utilizadas no mundo e a comparação com o Brasil, além das implicações que a utilização destas traz ao planeta. Em seguida será feita uma discussão do hidrogênio como combustível. Para isto, as diferentes formas de produção, transporte e estocagem serão abordadas, bem como as diferentes vantagens e desvantagens que os diferentes métodos possuem”, afirma.

O palestrante

Graduou-se em Química com habilitação em química tecnológica, biotecnológica e agroindústria, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP.  Concluiu o mestrado no IQSC em 2014, tendo apresentado a dissertação “Estudo do desempenho e estabilidade de catalisadores Pt-Y/C em cátodo de célula a combustível”.

Desenvolve o doutorado também no IQSC, sob orientação do Prof. Dr. Edson Antonio Ticianelli, atuando principalmente com eletrocatálise e células a combustível. Em paralelo, cursa Licenciatura em Química na Universidade Federal de São Carlos.

“Hidrogênio: Desafios e Perspectivas para o Combustível do Futuro”

Gabriel Christiano da Silva (pós-graduando junto ao IQSC-USP)

03/02/2017 – sexta-feira, 10 horas, anfiteatro B do IQSC-USP

Av. Trabalhador são-carlense, 400