Nos dias 28 e 29 de março de 2019, no anfiteatro da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) “Jorge Caron”, será realizado o I Seminário Regional do Habitat Rural: Moradia, produção e a questão agrária no oeste paulista, uma iniciativa do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), através do grupo de pesquisa em Habitação e Sustentabilidade (HABIS).

O evento é resultado da pesquisa “Produção do PNHR nos assentamentos rurais do estado de SP: inserção territorial e avaliação arquitetônica, construtiva e tecnológica“, desenvolvida entre 2015 e 2018, com recursos do CNPq e da FAPESP, e coordenada pela professora Akemi Ino, em colaboração com os professores João Marcos de Almeida Lopes e Lúcia Zanin Shimbo.

A pesquisa procurou analisar, inicialmente, a produção habitacional do Programa Nacional de Habitação Rural (uma das modalidades do Minha Casa, Minha Vida) em três assentamentos rurais da região oeste do estado de São Paulo. Porém, o desenrolar da pesquisa extrapolou as dimensões arquitetônica, construtiva e tecnológica do PNHR, passando a interpretar o direito à habitação dos assentados por meio de uma perspectiva ampliada da questão agrária brasileira e do conceito de habitat camponês.

Os assuntos que serão tratados ao longo da programação do evento abrangem não apenas os desafios inerentes aos processos de projeto e produção de moradias em áreas rurais, como também destacam a relação indissociável entre o rural e o urbano, assim como o projeto dos assentamentos e a demanda dos assentados por infraestruturas, serviços e equipamentos públicos. Além disso, tendo em vista as disputas pelo território que marcam o oeste paulista, contrapondo o setor sucroenergético em expansão e os assentados da reforma agrária, este Seminário também trará para o debate as fronteiras estruturais colocadas para a agricultura e a cidadania camponesas.

Para se inscrever ou obter mais informações sobre o Seminário, basta acessar o site oficial ou página do evento no Facebook.

I Seminário Regional do Habitat Rural:

Moradia, produção e a questão agrária no oeste paulista

Data: 28 e 29/03/2019

Local: Anfiteatro da EESC “Jorge Caron” e Espaço Primavera (térreo do E1)

Inscrições e informações: https://habisrural.wixsite.com/iseminarioregional