IAU promove visitas monitoradas para futuros universitários em agosto

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, estará aberto ao público para a realização de visitas monitoradas nos dias 29 e 30 de agosto. A iniciativa, vinculada ao Programa USP e as Profissões, visa ampliar o acesso do público às atividades da Universidade.

Oferecidas de forma gratuita, as visitas monitoradas são direcionadas aos estudantes do ensino médio e dos cursos pré-vestibulares que estão em processo de escolha de carreira para ingresso no ensino superior. Serão realizadas palestras e conversas com professores, alunos e funcionários do IAU e os visitantes também poderão visitar os ateliês, Laboratórios de Modelos e Maquetes, Fabricação Digital e Desenho Livre Digital.

Ao todo, são disponibilizadas 90 vagas para cada tarde e as inscrições – individuais ou em grupo – podem ser feitas a partir do dia 1º de agosto através do site do Programa USP e as Profissões.

Programa aproxima estudantes da estrutura universitária

O Programa USP e as Profissões, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, reabriu durante o mês de junho o agendamento de visitas monitoradas gratuitas às suas unidades de ensino, institutos de pesquisa e outros órgãos, como centros de cultura e museus.

A iniciativa é um complemento à Feira USP e as Profissões, promovida anualmente pelo Programa. O diferencial, no entanto, é o contato direto que os estudantes podem ter com os locais onde são ministrados os cursos e desenvolvidas as pesquisas da Universidade, o que permite ver salas de aula, laboratórios, simuladores e outros espaços, além de interagir com a comunidade local das faculdades e ver de perto as suas rotinas.

A programação estava suspensa desde março de 2020, quando foram impostas restrições de eventos presenciais com a chegada da pandemia de Covid-19. Para 2022, além da reabertura destes agendamentos, o programa também volta a promover, após dois anos, a feira de profissões em formato presencial, prevista para o segundo semestre no campus de São Paulo.

Por Assessoria de Comunicação do IAU