IAU.USP Em Casa: Uma Epistemologia Digital do Urbano

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, promoverá nova edição do IAU.USP Em Casa Diálogos com o tema Uma Epistemologia Digital do Urbano.

O evento será na quarta-feira, dia 27 de maio, às 17 horas, com a participação de Rodrigo de Lima Firmino e Ruy Sardinha. Acesso pelo link: https://meet.google.com/xop-nzoz-wmd.

Neste encontro, será relatada a trajetória de pesquisa dos últimos anos, que tem como objetivo principal contribuir para a compreensão de apropriações do digital por distintas redes sociotécnicas na constituição de territorialidades e experiências urbanas. Este trajeto considera maneiras pelas quais o território é produzido, transformado e organizado segundo a coexistência de diferentes associações entre tecnologias (e práticas) de controle, de manipulação de dados, e de construção de narrativas, bem como seus desdobramentos na concepção, no planejamento, na gestão, na reprodução da exclusão/exceção, e na vivência de espaços urbanos.

Rodrigo José Firmino é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana e do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC_Paraná, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D. Realizou, entre setembro de 2015 à setembro de 2016, estágio sênior pós-doutoral (financiado pela CAPES) como Honorary Senior Research Associate no Urban Laboratory da University College London (UCL). É Editor-Chefe da Revista URBE desde 2009. Possui doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Newcastle University, Reino Unido (2004), mestrado em Arquitetura e Urbanismo (São Carlos) pela Universidade de São Paulo (2000) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Trabalhou em nível de pós-doutorado no Grupo e-urb (urbanização virtual e serviços urbanos telemáticos), no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, com pesquisa financiada pela FAPESP (2004 a 2007). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em aspectos sociais e tecnológicos do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização virtual, cibercultura, vigilância e controle na cidade contemporânea, desenvolvimento urbano-tecnológico e cidade ampliada, urbanismo, e-governo, forma urbana e globalização. Membro-fundador da rede latino-americana de estudos sobre vigilância e visibilidade. (Fonte: Currículo Lattes)

Por IAU