ICMC oferece capacitação para alunos da USP contribuírem com curso voltado a idosos

Atividade ocorrerá na próxima quarta-feira, 1 de agosto, das 14 às 18 horas; inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até dia 30 de julho

Capacitação propiciará que alunos ajudem os idosos em sala de aula

Quer se tornar monitor ou professor em um curso que ensina idosos a usarem dispositivos móveis? Então, basta se inscrever na atividade que ocorrerá na próxima quarta-feira, 1 de agosto, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, das 14 às 18 horas. É quando ocorrerá a Capacitação para docência e monitoria em curso de letramento digital para idosos, destinada a alunos da USP de graduação e de pós-graduação interessados em atuar como docentes ou monitores no curso Práticas com Tablets e Smartphones para idosos.

Oferecido semestralmente no ICMC desde 2015, o curso para idosos recebe, a cada semestre, um maior contingente de interessados. A fim de que seja oferecida atenção individualizada aos idosos e o curso mantenha sua qualidade, é necessário capacitar um maior número de professores e monitores para atuarem em sala de aula. Além disso, desde o segundo semestre de 2017, um sistema computacional denominado ESPIM é usado como uma espécie de ajudante digital no curso, proporcionando o monitoramento da realização de atividades de reforço de conteúdo em casa e estimulando o engajamento no uso dos dispositivos fora da sala de aula. Esse é mais um motivo que motivou a realização da capacitação.

Coordenada pela professora Maria da Graça Pimentel, a atividade será ministrada pelas pós-doutorandas Isabela Zaine e Kamila Rodrigues, ambas do ICMC. Elas participaram da criação e do desenvolvimento do sistema ESPIM desde o início e também têm atuado como professoras nas aulas para os idosos. Durante a capacitação, as pós-doutorandas apresentarão os objetivos práticos do curso para a população idosa; discutirão as especificidades relacionadas à aprendizagem do uso de tecnologias por idosos (por exemplo: ritmo de aprendizagem, principais dificuldades e resistências; mostrarão as estratégias de ensino utilizadas e promoverão o treinamento com o sistema ESPIM.

São oferecidas 25 vagas e as inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas até a próxima segunda-feira, dia 30, pelo sistema Apolo da USP, por meio deste link: icmc.usp.br/e/f0937. A capacitação ocorrerá na sala 3-012, no bloco 3 do ICMC.

Texto – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146