ICMC oferece curso para idosos criarem histórias em vídeo com celulares ou tablets

Iniciativa é voltada a idosos que já possuem experiência com dispositivos móveis e acontecerá no próximo sábado, 24 de novembro

No curso, estudantes de graduação e pós-graduação do ICMC atuarão como monitores, contribuindo para que o processo de ensino e aprendizagem seja facilitado

Se você tem mais de 60 anos e gostaria de criar seus próprios vídeos e histórias digitais pode participar de um curso gratuito, com quatro horas de duração, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A atividade acontecerá no próximo sábado, 24 de novembro, em dois horários: pela manhã, das 9 às 13 horas; e pela tarde, das 14 às 18 horas. Há 18 vagas disponíveis em cada turma e as inscrições devem ser realizadas pessoalmente na quinta-feira, 22 de novembro, na Seção de Apoio Acadêmico do ICMC.

O curso Práticas de Criação de Vídeo e Histórias Digitais com Celulares e Tablets é voltado a idosos que já possuem experiência com celulares ou tablets e tem como objetivo possibilitar que os participantes criem vídeos para contar histórias de seu dia-a-dia, como os passeios que realizam ou as visitas que recebem. Durante o curso, os idosos também aprenderão a publicar os vídeos de modo privado no YouTube, o que permite assistir e compartilhar o material com quem desejar por meio de um link, mas o acesso não fica disponível para quem não possui o link ou realiza buscas no YouTube.

Para participar, é necessário ter pelo menos 60 anos, trazer seu próprio smartphone ou tablet, habilitado para navegar na Internet e com sistema operacional Android (versão 4.2 ou superior), além de ter experiência na utilização do seu próprio aparelho. No momento da inscrição, os idosos participarão de uma avaliação para identificar seu nível de experiência com o aparelho e a compatibilidade de seus dispositivos móveis na realização das atividades do curso. Por isso, é fundamental que o idoso compareça pessoalmente à Seção de Apoio Acadêmico do ICMC para efetuar a inscrição, trazendo o celular ou tablet que utilizarão no curso bem como documentos seus pessoais (RG e CPF).

A Seção de Apoio Acadêmico do ICMC fica na sala 3001 do Instituto, na Área 1 do Campus da USP. O horário de atendimento da Seção é das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. As senhas para efetuar as inscrições começarão a ser distribuídas a partir das 8 horas até serem preenchidas todas as vagas.

Os organizadores solicitam que, no dia do curso, os alunos tragam um kit de desodorante spray, shampoo e sabonete, que será encaminhado para doação aos mais de 40 idosos atendidos no  Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, em São Carlos.

Assistente digital – Para facilitar as atividades de ensino e aprendizado, os pesquisadores do ICMC desenvolveram um aplicativo especialmente para que os idosos criem, de forma descomplicada, suas histórias adicionando as próprias fotos, trechos de áudio, textos e até mesmo vídeos curtos. O aplicativo é um assistente digital que disponibiliza roteiros para a criação das narrativas digitais. O próprio aplicativo realiza a tarefa de gerar o vídeo, publicá-lo no YouTube (de forma privada) e enviar o link correspondente para o aluno.

Durante o curso, os idosos terão, ainda, a oportunidade de sugerir novos roteiros para serem incorporados ao aplicativo, adaptando o assistente digital a seus interesses. Esses novos roteiros serão disponibilizados regularmente aos participantes no próximo ano.

“Estamos buscando oferecer oportunidades para que os idosos possam compartilhar sua rotina, seu conhecimento e suas histórias com seus familiares ou com quaisquer interessados, tornando-se participantes ativos da sociedade”, explica a professora Maria da Graça Pimentel, do ICMC. Ela é uma das coordenadoras do curso juntamente com os pesquisadores Caio Videl, Kamila Rios e Isabela Zaine, que desenvolvem pesquisas na área de integração humano-computador.

Por meio das atividades do curso, os pesquisadores poderão identificar as necessidades dos idosos e, a partir daí, propor técnicas e alternativas para novas ferramentas que serão construídas futuramente. A professora Maria da Graça diz ainda que o curso permite a ampliação do leque de problemas a serem resolvidos nos estudos realizados pelo grupo, já que a variedade de experiências que os participantes trazem para a sala de aula tem potencial para enriquecer as pesquisas realizadas na academia.

Para atender às demandas dos idosos de forma personalizada, diversos estudantes de graduação e pós-graduação do ICMC atuarão como monitores, contribuindo para que o processo de ensino e aprendizagem seja facilitado.

Para participar, o idoso deve comparecer pessoalmente à Seção de Apoio Acadêmico do ICMC no dia 22 de novembro

Mais informações:
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373-9146