IFSC comemora Ano Internacional da Tabela Periódica

Por iniciativa da diretoria do IFSC/USP, foi inaugurada no dia 2 do corrente mês, na Praça dos Universitários, em São Carlos, frente à entrada do Campus USP, na Rua Miguel Petroni, uma réplica ampliada da “Tabela Periódica”, em comemoração ao “Ano Internacional da Tabela Peródica – 2019”.

A inauguração da Tabela Periódica contou com representantes do IQSC, da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, de alunos do CEJA e da Escola Prof. Sebastião de Oliveira Rocha.

Profª Marília Faustino da Silva

Para a Profª Marília Faustino da Silva, que representou a dirigente da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, Profª Débora Gonzalez Costa Blanco, o evento foi bastante importante na medida em que mostra não só para os jovens alunos, como para a população em geral, como os elementos químicos estão presentes no cotidiano das pessoas, em seu redor. “É uma forma de divulgar a ciência de uma forma simples e é mais um instrumento colocado ao dispor da comunidade para entender melhor tudo o que se passa à nossa volta. Esta é mais uma ação do IFSC/USP em parceria com Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, com resultados muito bons, até porque atinge diretamente as nossas escolas e os nossos jovens alunos”, comenta Marília.

Para o Prof. Euclydes Marega Junior, docente e pesquisador do IFSC/USP,na perspectiva do “Ano Internacional da Tabela Periódica”, este evento é bastante importante, atendendo a que a Tabela Periódica foi a primeira forma que a ciência mundial teve para organizar os elementos que compõem a vida. “Do ponto de vista científico, a Tabela Periódica mantém sua importância fundamental para se compreender tudo o que está em nosso redor. A Tabela Periódica foi a “ignição” para o início e compreensão de todas as pesquisas que se fizeram ao longo das décadas”.

Prof. Euclydes Marega Junior

“É uma forma de mostrarmos as fórmulas da vida em todos os seus sentidos, uma maneira de cativarmos os alunos e a comunidade a entender melhor tudo aquilo que se encontra em seu redor”, destacou o Prof. Vanderlei Bagnato (IFSC/USP), promotor e organizador do evento, que se mostrou muito satisfeito pela presença dos convidados para o evento, com especial destaque para as dezenas de alunos que participaram do momento. “É bom ver que os jovens alunos se engajam neste tipo de evento. É bom contar com eles, pois tudo isto é dedicado a eles e à comunidade”.

Recordamos que a Praça dos Universitários está sendo cuidada pelo CEPOF/IFSC, sob a coordenação do Prof. Vanderlei Bagnato.

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2017, durante sua 74ª Reunião Plenária, proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements –IYPT 2019). Com base nessa Decisão (202 EX/Decision 43), o IYPT-2019 foi aprovado pela Conferência Geral da UNESCO em sua 39ª Sessão (39 C/Decision 60).

Prof. Vanderlei Bagnato trajando uma camisa alusiva às comemorações

O ano de 1869 é considerado o ano da descoberta do Sistema Periódico pelo cientista russo Dmitri Mendeleev. O IYPT-2019 também comemora os 150 anos do estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. O Ano Internacional visa reconhecer a importância da Tabela Periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras.

O IYPT-2019 é uma oportunidade para se refletir sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo sua história, o papel das mulheres na pesquisa científica, as tendências e as perspectivas mundiais sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável, além dos impactos sociais e econômicos dessa área.

A Tabela Periódica dos Elementos Químicos é uma das realizações mais significativas da ciência, captando a essência não só da química, mas também da física e da biologia. É uma ferramenta única, permitindo ao cientista prever a aparência e as propriedades da matéria na Terra e no resto do Universo. Ela é mais do que apenas um guia ou catálogo de todos os átomos conhecidos no universo, sendo essencialmente uma janela para o Universo, ajudando a expandir nossa compreensão do mundo ao nosso redor.

A participação dos alunos no evento

Por Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP