IFSC promove Aula Magna com o Prof. Dr. José Nelson Onuchic

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebe no próximo dia 12 do corrente mês, pelas 16 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, com entrada franca, uma Aula Magna que será ministrada pelo Prof. Dr. José Nelson Onuchic, professor de Física e Astronomia, Química e Biociências na Rice University (EUA) e codiretor do Centro de Física Teórica Biológica – National Science Foundation (NSF).

Subordinada ao tema “O que é Física Biológica – descrevendo o exemplode enovelamente e função de proteína (Exploring the Energy Landscape for Protein Folding and Function: Integrating Structural Models and Sequence Coevolution Information), esta extraordinária aula do Prof. Onuchic – que é ex-aluno do IFSC/USP – irá focar na forma como a interação entre as ciências físicas e biológicas tem produzido avanços enormes em diversos campos do conhecimento, como, por exemplo, na ciência dos materiais e na medicina.

Na parte inicial desta aula, o Prof. Onuchic dará exemplos gerais do que é a física biológica, para seguidamente abordar um tópico de grande sucesso neste campo de pesquisa – a teoria de “energy landscape” com aplicações em enovelamento e função de proteínas.

Globalmente, o “energy landscape” de enovelamento de proteínas se assemelha a um funil parcialmente rugoso. A rugosidade local do funil reflete os mínimos locais onde a proteína é aprisionada durante o enovelamento: portanto, as proteínas tentam minimizar esta rugosidade energética, minimizando assim, também, a frustração energética para otimizar o enovelamento.

Uma das consequências em minimizar a frustração energética é que a topologia tem uma importância determinante no mecanismo de enovelamento, sugerindo a possibilidade de que a evolução não apenas selecionou sequências com frustração energética suficientemente pequena, mas também selecionou estruturas nativas com maior facilidade de enovelar. Como estas “energy landscapes” são, na maioria dos casos, minimamente frustradas, os modelos baseados em estrutura (SMBs) determinaram com sucesso as características geométricas associadas com enovelamento e função de proteínas.

O Prof. Onuchic sublinhará e demonstrará, em sua aula, alguns dos fatores problemáticos em utilizar estes métodos de SBM, sendo um deles a limitação de informação estrutural, particularmente para diferentes configurações funcionais. Para minimizar este problema, métodos estatísticos que utilizam informação sobre as sequências de proteínas podem ser utilizados para produzir informação estrutural, permitindo grandes avanços.

Após a Aula Magna e no mesmo local, a Egrégia Congregação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) outorgará ao Prof. José Nelson Onuchic, em Sessão Solene que ocorrerá pelas 17h00, a Medalha de Honra e Diploma de Professor Honorário do Instituto, cerimônia que contará com a presença de inúmeras personalidades das áreas acadêmica, científica, social e política.

José Nelson Onuchic é professor de Física e Astronomia, Química e Biociências na Rice University (EUA) e é codiretor do Centro de Física Teórica Biológica – National Science Foundation (NSF). Graduado em Engenharia Elétrica (EESC/USP) em 1980 e em Biofísica (IFQSC/USP) em 1981, Onuchic completou seu mestrado em Física Aplicada no IFSC/USP, tendo feito seu doutorado na área de química no California Institute of Technology (Caltech) em 1987. Durante uma breve passagem pela Universidade de São Paulo, como professor assistente durante dois anos e meio, Onuchic continuou o trabalho que foi tema de sua tese de doutorado, relacionado com a teoria de transferência de elétrons, bem como sobre a teoria das reações químicas em matéria condensada e eletrônica molecular, tendo-se tornado docente e pesquisador na Universidade da Califórnia em meados de 1990.

Fellow da American Physical Society, suas principais linhas de pesquisa centram-se em métodos teóricos e computacionais para a biofísica molecular e para reações químicas em matéria condensada, estando atualmente ampliando seus horizontes científicos na área de efeitos estocásticos em redes genéticas.

Prêmios conquistados:

1989 – Prêmio Internacional de Física Teórica em homenagem a Werner