II Mostra Ambiental “Futuro Verde” tem apoio do IQSC-USP

Do trabalho coordenado pela professora Adriana Aparecida Lazzarini sob orientação da professora doutora Maria Olímpia de Oliveira Rezende do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (ProfCiAmb), nasceu a II Mostra Ambiental “Futuro Verde”.

A atividade foi realizada no dia 30 de outubro na Escola Estadual “Prof. Marivaldo Carlos Degan”, no bairro Cidade Aracy de São Carlos – SP e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e da USP de São Carlos.

Profa. Dra. Maria Olímpia de Oliveira Rezende (IQSC-USP) fala aos alunos durante a II Mostra Ambiental “Futuro Verde”. Foto: Emerson Leandro (Diretor da E.E. Attilia Prado Margarido)

O projeto trabalha a interdisciplinaridade e a transversalidade das Ciências Ambientais relacionando-se com a Educação Ambiental e a Educação Fiscal, estimulando conceitos de cidadania, ética e responsabilidade com o meio ambiente. Poesia, dança e música integraram a programação. “O plantio de árvores, tema principal do projeto, envolve o estudo de ciclos biogeoquímicos, sobre os tipos de árvores que podem ser cultivados nos espaços públicos urbanos bem como o cuidado com essas árvores, o que desperta o amor pela natureza. Além disso, ressalta-se uma mudança de paradigma, pois os alunos são instigados a se posicionarem enquanto cidadãos ao compreenderem que até pequenas mudanças têm impacto na vida da cidade”, afirmou Maria Olímpia.

Em 2018 o projeto “Futuro Verde”, que abordou o tema da água, participou da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, do “Prêmio Educador Nota 10” e do Concurso de Desenho Infantil – “Cuidando dos Resíduos a Gente Cuida da Água, da Nossa Saúde e do Meio Ambiente”.

Em 2017 os alunos participaram ativamente da I Mostra Ambiental. Plantaram 35 mudas nativas de árvores na escola e na Festa da Primavera doaram 90 mudas de árvores à comunidade local. Os estudantes e o Grêmio Escolar também participaram do “I Encontro Paulista de Grêmios Estudantis 2017”, do “Construindo a Nação 2017” e do desfile em homenagem aos 160 anos de São Carlos, quando distribuíram 1.000 embalagens contendo sementes de árvores nativas à população.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC) com informações da Prefeitura Municipal