Ilustre sobrevivente: palestra no Observatório abordará o Meteorito de Bendegó

A Sessão Astronomia deste sábado, 15 de dezembro, terá como tema Meteorito do Bendegó. O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e será realizado às 21 horas. O palestrante será Miguel Lopes da Silva Filho.

Pesando mais de cinco toneladas, Bendegó é o maior meteorito brasileiro e um dos maiores do mundo. Foi encontrado em 1789 no sertão da Bahia e, de 1888 até este ano, tinha como lar o Museu Nacional. Na Sessão Astronomia desta semana, que é a última do ano, o palestrante irá contar um pouco da história e das características do meteorito, um dos poucos sobreviventes do desastre no Museu Nacional.

A Sessão Astronomia é um programa de palestras do Observatório Dietrich Schiel criado em 1992. São palestras proferidas pelos membros da equipe do Observatório e convidados. O programa tem como objetivo aprimorar os talentos dos estudantes de graduação na divulgação científica, pesquisando, preparando e apresentando palestras sobre os mais diversos temas de Astronomia e Astronáutica, levando informação atualizada ao público numa linguagem acessível e descontraída. As palestras são supervisionadas por um profissional da área e apreciadas por membros da equipe do Observatório antes da apresentação pública.

Sobre o palestrante: Miguel Lopes da Silva Filho é formando no Bacharelado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos. Tendo interesse na Astronomia despertado na graduação – inclusive por frequentar as diversas atividades do Observatório Dietrich Schiel – realizou recentemente um curso de férias na instituição astronômica mais renomada do país – o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP em São Paulo.

A palestra acontecerá no anfiteatro do Observatório, que fica na Área 1 do Campus  da USP em São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.

Mais informações:
Site: www.cdcc.usp.br/cda