Imunologista fala sobre a evolução da epidemia do SARS-CoV-2  no Brasil

A pesquisadora Ester Cerdeira Sabino, do Instituto de Medicina Tropical da  Faculdade de Medicina da USP, é a convidada da edição on-line do Química às 16h que acontece nesta quarta-feira, às 16 horas. O tema a ser abordado é “A evolução da epidemia do SARS-CoV-2  no Brasil”.

Ester Sabino. Foto: Banco de Imagens USP

A palestrante é médica e imunologista. Liderou o sequenciamento genético da nova variedade do coronavírus. Em entrevista concedida à FAPESP em abril de 2020, afirmou: “Podemos não só detectar vírus que já conhecemos, mas também identificar agentes desconhecidos, por meio de uma técnica chamada metagenômica”.

No último mês de maio, a pesquisadora foi homenageada pela USP com a sua mais alta honraria, a medalha Armando de Salles Oliveira, concedida por sua contribuição no enfrentamento da pandemia.  No mesmo mês, a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) lançou o  Prêmio Ester Sabino para Mulheres Cientistas do Estado de São Paulo, com o objetivo de reconhecer, anualmente, a contribuição inestimável das mulheres cientistas para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do Estado de São Paulo.

Ester Sabino é a investigadora principal, dentre outros, do programa “São Paulo – Minas Gerais Neglected Tropical Disease Research Center for Biomarker Discovery” e desde 2020 do projeto de extensão “Plataforma online para suporte a atenção dos pacientes com sintomas de COVID-19 na atenção primaria da cidade de São Caetano”.

Acesse o link de transmissão clicando aqui.

Os interessados no certificado de participação devem formalizar a inscrição prévia através do site: www.iqsc.usp.br/eventos e informar seu nome completo no chat da atividade.

Química às 16

O Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16 (Q16) discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas. A coordenação é dos professores Danilo Manzani e Fabio Henrique Barros de Lima.

Acesse palestras anteriores aqui.

Contato – transmissão e certificado: eventos@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC
comunicacao@iqsc.usp.br