Aperfeiçoamento das exigências de desempenho térmico para habitações estabelecidas pela NBR 15575. Esse é o tema do Café com Pesquisa que será promovido pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP nesta quarta-feira, dia 22, às 17 horas.
O trabalho está inserido no sub-projeto Aperfeiçoamento da NBR 15575 e ao SINAT da pesquisa Rede FINEP 2.3 (Desenvolvimento de métodos e metodologias para avaliação de desempenho de tecnologias inovadoras no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação Técnica) e será apresentado pelos pesquisadores Tássia Helena Marques, Natalia Calvi e Daniel Polistchuck, orientados pela Profa. Dra. Karin Chvatal.
De acordo com a equipe, a norma brasileira NBR 15575: Edificações habitacionais - Desempenho teve sua primeira edição em maio de 2008 e encontra-se atualmente em processo de revisão, com previsão de lançamento para março de 2013. A NBR 15575 tem o objetivo de determinar requisitos de desempenho aos sistemas que compõem os edifícios habitacionais, tendo o comportamento térmico da edificação como um dos critérios a ser verificado. O trabalho busca analisar os procedimentos simplificado e de simulação computacional para avaliação do desempenho térmico descritos na norma. Diversos autores apontam falhas nos critérios definidos para ambos. Busca-se identificar esses pontos críticos, questioná-los, e apontar possíveis melhorias na aplicação dos métodos.
O Café pretende ampliar o debate sobre Arquitetura e Urbanismo, divulgar as pesquisas e propiciar contatos entre os pesquisadores. O convidado de cada edição expõe sua pesquisa durante 30 minutos. Em seguida, começa um debate com a plateia, com espaço para questões e comentários.
O evento acontecerá no Auditório Paulo de Camargo e Almeida (IAU), que fica no campus 1 - Av. Trabalhador são-carlense, 400.
Comissão do Café com Pesquisa: Adriana L. de Almeida, Alexandre Leitão Santos, Bárbara Gonçalves Guazzelli e Tássia Helena Marques. Apoio: IAU.