Unidades e Órgãos
Sobre o Campus

Áreas de atuação

Graduação
Pós-Graduação
Pesquisa
Extensão

Administração

Conselho do Campus
Calendário
Programas Institucionais
Campus - Área 2

Serviços

Bibliotecas
Educação Científica
Comunicação
Esporte e Cultura
Tecnologia da Informação
Transferência Tecnológica
Recursos Humanos
Segurança
>> Mais Serviços

Atendimento

Ouvidoria
Direitos Humanos
Fale Conosco
Telefones
RSS 0.91
RSS 1.0
RSS 2.0
ATOM 0.3
OPML
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
  • Destaques
ICMC oferece curso de robótica móvel autônoma PDF Imprimir
Assessoria de Comunicação   
11-Jan-2018


Evento abordará temas como sensoriamento, inteligência artificial, simulação e prática. São 100 vagas disponíveis e as inscrições vão até 12 de fevereiro.
 

A robótica móvel está cada vez mais presente em nossa realidade (foto: Reinaldo Mizutani)

 

 
De robôs que auxiliam na limpeza a carros sem motoristas, a robótica móvel autônoma está se tornando cada vez mais útil para a sociedade, e está cada dia mais integrada em nossa rotina. Diversas empresas do setor estão em amplo crescimento mas, no Brasil, o desenvolvimento dessa indústria ainda é pequeno.
 
É com esse cenário em mente que o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para a Escola de Robótica Móvel Autônoma (ERMA), cujo objetivo é capacitar os alunos para o desenvolvimento de projetos na área, explorando os tópicos de sensoriamento, inteligência artificial, simulação e prática. Não existem pré-requisitos para participar, mas é desejável que os alunos possuam conhecimento básico de programação e computação.
 
A ERMA será realizada dos dias 19 a 23 de fevereiro, no ICMC. As atividades acontecerão de segunda à sexta, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O cronograma completo pode ser acessado no site da Escola, clicando aqui.
 
As inscrições devem ser feitas por meio do sistema Apolo, no link icmc.usp.br/e/f1353 até o dia 12 de fevereiro, ou enquanto houver vagas. Ao todo, são 100 vagas disponíveis. O curso possui uma taxa de R$ 65,00, porém alunos que tenham algum tipo de bolsa de apoio em sua universidade e funcionários da USP podem solicitar isenção da taxa de inscrição, de acordo com a política da instituição.
 
Coordenado pelos professores Fernando Osório e Kalinka Castelo Branco, o curso foi idealizado por Carlos Przewodowski Filho, mestrando em Ciências de Computação no ICMC. Ele pesquisa robótica desde 2015 e é membro do Laboratório de Robótica Móvel, grupo de pesquisa do Instituto voltado para a pesquisa e desenvolvimento de robôs móveis autônomos.
 
Mais informações:
Site do evento: icmc.usp.br/e/a699c
Comissão de Cultura e Extensão do ICMC: (16) 3373-9146
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
 
Texto: Alexandre Wolf (Assessoria de Comunicação do ICMC)
 
 
[ Voltar ]

Últimas Notícias

  • Fello: Concerto didático com Andi Otto nesta segunda-feira
  • Mosca varejeira usa saliva para se refrescar, revela pesquisa
  • Curso de Especialização em Engenharia de Produção realiza entrega de certificados
  • Orquestra Filarmônica da USP apresenta-se em São Carlos
  • Oportunidade de bolsa de iniciação científica sobre cultura de inovação
>> Mais Notícias
Concursos
Vestibular
Transferência
Agenda de Eventos
Teses e Dissertações
Licitações
Serviço Social
Alimentação
>> Mais Apoio

Acesso rápido

Reitoria
Portal da USP
Mídias Universitárias
Biblioteca de Teses
Outros Campi
A cidade de São Carlos
Portal da Transparência
Endereços e Mapas
Siglas
Assédio - ISSO TEM QUE PARAR
   Universidade de São Paulo - Campus de São Carlos
   Av. Trabalhador São-carlense, 400, Arnold Schimidt
   São Carlos - São Paulo - Brasil  - CEP 13566-590   
    Direitos Autorais     Créditos