Inscrições abertas para o Simpósio de Matemática para a Graduação

Evento acontece de 20 a 24 de agosto no ICMC; submissão de trabalhos pode ser realizada até a próxima quarta-feira, 1 de agosto

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, em São Carlos, promove o 21º Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM) de 20 a 24 de agosto. O evento tem como objetivo promover a formação global do aluno de graduação, despertando nele o interesse pela pesquisa através de discussões multidisciplinares e contatos com pesquisadores do Instituto e de outras instituições. A iniciativa possibilita também que os alunos apresentem seus projetos e conheçam trabalhos de outros alunos que realizam iniciação científica em diferentes áreas da matemática.
São convidados a participar do SiM alunos de graduação, professores e docentes do nível superior que tenham interesse em matemática. As inscrições podem ser feitas até dia 20 de agosto no site do evento e os valores da inscrição variam de R$ 15 a R$ 55. Já os que tiverem interesse em submeter trabalhos devem se inscrever até a próxima quarta-feira, dia 1 de agosto. Os resumos serão publicados em um livro eletrônico, com ISBN.
Programação – “A mesa-redonda de ex-alunos do ICMC é um ponto forte da programação, em que egressos de vários cursos de matemática fornecem depoimentos sobre suas carreiras profissionais, seus sucessos e os desafios enfrentados”, comenta uma das coordenadoras do evento, a professora Edna Zuffi. Além disso, ela explica que a novidade desta edição é um bate-papo sobre possibilidades profissionais com o Banco Safra e também uma palestra com tour guiado até o Laboratório de Ensino de Matemática do ICMC. A programação completa estará disponível no site do evento a partir do dia 13 de agosto.
O SiM é promovido conjuntamente pelos Departamentos de Matemática (SMA) e de Matemática Aplicada e Estatística (SME) do ICMC. O evento, que faz parte de um programa de valorização do ensino na graduação e das suas relações com atividades de extensão, também foca na divulgação da área de matemática no Brasil, especificamente, na região central do Estado de São Paulo.

Texto: Talissa Fávero – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Site do evento: http://sim.icmc.usp.br/sim2018/