Inscrições abertas para pós-graduação em matemática no ICMC

Estão abertas as inscrições para mestrado, doutorado e doutorado direto no Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os candidatos podem escolher uma das seguintes linhas de pesquisa: álgebra; análise; geometria e topologia. Para se inscrever no mestrado, basta acessar o site do ICMC até o dia 30 de setembro, já para o doutorado e doutorado direto, o prazo vai até 24 de outubro. O ingresso dos candidatos selecionados acontecerá no primeiro semestre de 2017.

Reconhecido com nota máxima (7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal realizada pela instituição, o programa oferece 20 vagas para quem deseja ingressar no mestrado e 20 para aqueles que optarem pelo doutorado ou doutorado direto. Os processos seletivos para o ingresso no programa consideram critérios amplos, tais como a formação acadêmica, o currículo e o desempenho no Programa de Verão ou na Prova Extramuros.

Um dos diferencias da Prova Extramuros é que o candidato pode escolher o lugar mais conveniente para realizá-la, já que é aplicada em 42 diferentes polos no Brasil e no exterior. “A Prova Extramuros é organizada anualmente pelos programas de pós-graduação em matemática do ICMC e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oferecendo uma oportunidade às universidades parceiras de utilizá-la como parte do processo seletivo de seus programas de pós-graduação em matemática”, explica o professor Sérgio Monari, do ICMC.

Este ano, a prova acontecerá no dia 8 de outubro, às 12 horas (horário de Brasília). Para se inscrever, o candidato deve preencher, até 30 de setembro, o formulário disponível no site. A prova contém questões dissertativas e de múltipla escolha sobre análise, topologia, álgebra e álgebra linear.

Os candidatos ao mestrado do ICMC também podem participar do Programa de Verão em Matemática do ICMC. O Programa reúne alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores, agregando uma série de atividades, tais como cursos, minicursos, palestras e o Workshop do Verão, uma oportunidade para os estudantes fazerem exposições orais e apresentarem pôsteres sobre seus projetos. O desempenho dos participantes nas disciplinas do Programa de Verão e a apresentação de pôsteres no Workshop são aspectos que podem contar significativos pontos no processo seletivo para o mestrado. Para se inscrever, acesse o site do Programa.

Pós-graduação no ICMC – Criado em 1971, o ICMC é reconhecido como um centro de excelência nacional e internacional na formação de pesquisadores e profissionais nos campos da matemática, matemática aplicada, computação, estatística e de suas áreas relacionadas, por intermédio dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

Os programas de pós-graduação estão entre os melhores do país, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje ocupam posições em prestigiadas empresas e em unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Além do Programa de Pós-Graduação em Matemática, o ICMC oferece pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional e, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, pós-graduação em Estatística. Há, ainda, dois mestrados profissionais: o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), oferecido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), oferecido em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Edital para ingresso no mestrado: icmc.usp.br/e/8c3a3
Edital para ingresso no doutorado: icmc.usp.br/e/68e25
Serviço de Pós-graduação do ICMC: (16)
3373.9638E-mail: ppgmat@icmc.usp.br