Inscrições para o Prêmio Vídeo de Pós-Graduação abertas até o dia 29/08

Os vídeos vencedores serão exibidos nas mídias sociais da USP e na grade regular da TV Cultura

Os alunos de mestrado e doutorado da USP têm até o final de agosto para se inscrever na terceira edição do Prêmio Vídeo de Pós-Graduação USP. Organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, em parceria com a Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), o concurso reconhece os melhores vídeos sobre as pesquisas realizadas na pós-graduação da USP.

Os vídeos devem ter a duração exata de 2 minutos e 30 segundos e apresentar o tema e o impacto das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação. As melhores produções em cada uma das dez grandes áreas de conhecimento (Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Letras, Linguística e Artes; Multidisciplinar) receberão um prêmio no valor de R$ 5 mil.

O orientador do aluno premiado em cada grande área do conhecimento receberá como prêmio recursos disponibilizados através do orçamento da unidade para custeio de até R$ 1 mil. Também serão concedidas duas menções honrosas por grande área de conhecimento.

Os vídeos vencedores serão apresentados em uma cerimônia que será realizada no dia 20 de outubro. No evento, também será escolhido o vídeo de maior destaque entre os ganhadores das dez categorias, e seu autor receberá um prêmio adicional de R$ 5 mil.

Além da divulgação nas mídias sociais da USP, todos os vídeos vencedores, incluindo as menções honrosas, serão exibidos na grade regular da TV Cultura.

Inscrições

Os alunos de mestrado e doutorado da USP interessados em participar têm até o dia 20 de agosto para submeter seus vídeos para as Comissões Coordenadoras dos Programas (CCPs). Já as Comissões têm até o dia 29 de agosto para selecionar as produções e realizar sua inscrição na Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Entre os critérios para premiação estão a originalidade e o formato do vídeo; a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação do trabalho; e o potencial impacto em mídias sociais e televisivas.

O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Prêmio Vídeo de Pós-Graduação USP

A primeira edição do Prêmio aconteceu em 2019 e selecionou dez produções sobre as pesquisas realizadas por alunos de mestrado e doutorado da USP em dez grandes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II; Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar; e Ciências Sociais Aplicadas.

Ao todo, os 167 vídeos inscritos na competição foram avaliados por comissões julgadoras formadas por docentes da USP para cada uma das dez áreas de premiação. O vídeo de maior destaque entre os dez selecionados foi escolhido durante a cerimônia de comemoração pelos 50 anos da pós-graduação.

A segunda edição do concurso, realizada no ano passado, premiou as dez melhores produções sobre as pesquisas realizadas por alunos de mestrado e doutorado da Universidade, e também as 20 produções que receberam menções honrosas. Os vídeos vencedores foram apresentados no primeiro Encontro da Pós-Graduação da USP e também exibidos na programação diária da TV Cultura (Fundação Padre Anchieta).

Em 2020, também foi realizada uma edição especial do concurso, dedicada exclusivamente à divulgação de pesquisas relacionadas ao combate da covid-19. Os dez vencedores receberam um prêmio no valor de R$ 1.500.

Por Erika Yamamoto da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP