Instituto de Química de São Carlos recebeu Pró-Reitoria de Pesquisa da USP

Emma Otta (Pró-Reitora de Pesquisa Adjunta), Carla Cavalheiro (Presidente da Comissão de Pesquisa do IQSC), Sylvio Canuto (Pró-Reitor de Pesquisa da USP), Emanuel Carrilho (Diretor do IQSC) e Débora Chadi (Assessora)

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebeu na última quinta-feira, dia 8 de novembro, a visita do Pró-Reitor de Pesquisa da USP, professor doutor Sylvio Roberto Accioly Canuto, da Pró-Reitora de Pesquisa Adjunta, professora doutora Emma Otta e da Assessora, professora doutora Débora Rejane Fior Chadi.

O período da manhã foi reservado aos Presidentes da Comissões de Pesquisa do Campus, que dialogaram com a Pró-Reitoria sobre questões particulares de cada unidade, bem como questões de aspecto geral.

No período da tarde, em atividade aberta a todos os interessados,  o Pró-Reitor proferiu a palestra O panorama da pesquisa na USP. Sobre a produção científica, apresentou dados estatísticos e de ranking e enfatizou a importância do uso do número do registro ORCID nas publicações feitas por pesquisadores e acadêmicos da USP.  O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito, que distingue uma pessoa de outra e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, facilitando o registro de informações sobre as publicações e produções geradas na USP. Canuto afirmou que, segundo resultados dos rankings, a produção científica da USP está muito boa, tanto em volume como em qualidade, mas é necessário ir além da produção de artigos, apresentando resultados para a sociedade.

Sobre o pós-doutorado na USP, informou que segundo levantamento feito no mês passado, a USP possui 2316 pós-doutorandos e considera que existe espaço para o crescimento desse número, o que suscitou discussão sobre a norma da Pró-Reitoria que restringe a inscrição no programa de pós-doutorado a pesquisadores que tenham concluído o doutorado há no máximo 7 anos.

Outros temas abordados foram: internacionalização, interdisciplinaridade, editais lançados pela Pró-Reitoria, e pelo MCTI, Lei da biodiversidade, repositório de pesquisa da USP, ações em andamento e o novo Centro Tecnológico (CTBs) que integra a USP, UNESP e UNICAMP.

Texto e fotos: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)