Inteligência artificial está mais presente na sua vida do que parece

Exemplos de aplicação da tecnologia poderão ser conferidos no USP Talks, dia 13 de dezembro, no auditório do Masp em São Paulo

Foto: Reprodução via Facebook

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando você ouve falar em “inteligência artificial”? Um robô que se parece, pensa e fala como um ser humano? Talvez o Exterminador do Futuro? Isso pode até virar realidade um dia, mas não se engane: a inteligência artificial já está muito mais presente no seu cotidiano do que você imagina, embutida nos celulares, câmeras e computadores que controlam quase tudo na nossa vida hoje em dia. E isso só tende a aumentar, rapidamente, nos próximos anos.

O que são essas tecnologias de inteligência artificial — do presente e do futuro — e quais são os riscos e os benefícios que elas representam para a sociedade? Este será o tema do próximo USP Talks, com participação dos pesquisadores Alexandre Chiavegatto e Renata Wasserman.

Chiavegatto Filho é economista e doutor em Saúde Pública; professor e diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da Faculdade de Saúde Pública da USP; especialista em análise de dados e inteligência artificial aplicada à saúde.

Renata é matemática e cientista da computação; professora do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. É especialista em inteligência artificial, com ênfase nas áreas de Lógica e Representação de Conhecimento.

O evento será no dia 13 de dezembro, das 18h30 às 19h30, no Auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp) – localizado na Av. Paulista, 1.578, em São Paulo. Também será transmitido ao vivo pela internet.

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, o debate terá duração de uma hora, com duas apresentações de 15 minutos, mais meia hora de debate com o público. A entrada é gratuita e haverá gravação do evento. Ao início da sessão, as portas serão fechadas para garantir a acomodação de todos os presentes.

A bilheteria do Masp inicia a distribuição de ingressos às 16h30, um por pessoa, até às 18h30 ou até se esgotarem, o que ocorrer primeiro.

Mais informações na página do evento do Facebook.

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...