Internet das coisas: projetos serão atração da próxima quarta no ICMC

Público poderá conferir iniciativas desenvolvidas por alunos da USP para rastrear objetos e automatizar umidificador de ar, ar-condicionado, sistema de iluminação e telescópio

Soluções desenvolvidas pelos estudantes serão apresentadas na próxima quarta, 4 de dezembro, no hall da Biblioteca Achille Bassi, das 11 às 12 horas; evento é gratuito, aberto a todos os interessados e não demanda inscrições prévias

A tecnologia já possibilita que você, de qualquer lugar do mundo, possa interagir com dispositivos que estão em sua casa por meio da internet. Possibilitar essa ligação entre o mundo físico e o digital é o objetivo de uma área chamada Internet das Coisas, que foi foco de uma disciplina optativa ministrada este semestre a 25 estudantes da USP, em São Carlos. Na aula, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver projetos em grupo para resolver cinco diferentes problemas: rastrear objetos e automatizar umidificador de ar, ar-condicionado, sistema de iluminação e telescópio.
As soluções encontradas pelos estudantes serão apresentadas na próxima quarta-feira, 4 de dezembro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A primeira mostra de projetos da disciplina Internet das Coisas é gratuita, aberta a todos os interessados, e acontecerá no Hiperespaço Gilberto Loibel, no hall da Biblioteca Achille Bassi, das 11 às 12 horas.
Sob orientação do professor Júlio Estrella, os alunos desenvolveram os projetos do zero, a partir de um kit educacional básico contendo diversos equipamentos como sensores, fios, multímetro, placa Raspberry Pi, microcontrolador, roteador sem fio, ferro e pasta de soldagem. Durante todo o semestre, os estudantes contaram com o apoio do professor Eduardo Simões, e trabalharam em equipe no Laboratório de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente, no bloco 1 do ICMC.
O resultado dessa primeira vez que a disciplina foi oferecida no ICMC impressionou: “Fiquei surpreendido com a capacidade que nossos alunos têm para criar soluções quando os problemas são bem apresentados e materiais adequados são oferecidos”, conta Júlio. Ele acredita que as soluções desenvolvidas na disciplina podem impactar diretamente o próprio ICMC e outras instituições públicas, como escolas, por exemplo, a partir da automatização de sistemas de iluminação e ar-condicionado.

“Essa pequena experiência me permite dizer que é preciso investir mais em materiais didáticos para que os alunos possam colocar a mão na massa. É preciso que nós, educadores, busquemos novas formas de potencializar as oportunidades de aprendizagem. Nossos alunos precisam ser preparados para serem os protagonistas do aprendizado e criadores de soluções que vão causar impacto na sociedade”, finaliza o professor.

Estudantes colocaram a mão na massa para criar os projetos do zero, a partir de um kit educacional básico contendo diversos equipamentos

Mostra de projetos Internet das Coisas
Quando: quarta-feira, 4 de dezembro, das 11 às 12 horas
Onde: Hiperespaço Gilberto Loibel, no hall da Biblioteca do ICMC
Endereço: Avenida Trabalhador são-carlense, 400, na Área 1 do Campus da USP, em São Carlos.
Mais informações: (16) 3373-9622 ou eventos@icmc.usp.br

Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP