IQSC: Cientista por 1 dia recebe alunos do Projeto CeMEAR

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza no próximo dia 22 de novembro mais uma edição do projeto Cientista por 1 dia, organizado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária – CCEx do IQSC sob presidência da professora doutora Maria Olímpia de Oliveira Rezende.

Participarão do evento os alunos da atividade de Jovens Cientistas do Centro Municipal de Extensão e Atividades Recreativas – CeMEAR sediado no bairro Jardim Gonzaga na cidade de São Carlos (SP) e com atuação em quatro unidades escolares, além da sede. O CeMEAR constitui em sua proposta oferecer atividades no contraturno escolar relacionadas a ciência, cultura, esporte e lazer, destinadas a crianças e adolescentes, e tem como objetivo promover o desenvolvimento integral dos alunos, por meio dos aspectos intelectual, afetivo, social e físico, apoiando e propiciando mais tempo em aprendizagens significativas.

Para Aline Fabiane da Silva, coordenadora do CeMEAR, “Proporcionar aos alunos a experiência de vivenciar outros espaços educadores, como a universidade, é de extrema relevância para aproximar e despertar o gosto pela ciência e aprenderem de forma significativa e lúdica”. Destaca ainda que a participação no evento “é uma oportunidade para aproximar a universidade e escola visando a uma educação máxima e de qualidade”.

Os 30 alunos serão acompanhados pelo professor Leonardo Seneme Ruy, que atua no CeMEAR. Para o professor a ideia da visita “É que os estudantes tenham a possibilidade de uma vivência que os aproximem da universidade pública, mostrando que este espaço pertence também a eles, e que também possibilite o contato com o dia a dia de um cientista de laboratório, compreendendo sua prática e local de trabalho, assim, rompendo com a distância existente entre os estudantes e a figura deste profissional da ciência”.

Nesta edição o projeto Cientista por 1 Dia contará com o apoio do Grupo PET Química – Programa de Educação Tutorial.

Durante a programação, os alunos visitarão a exposição Degradação de compostos orgânicos contaminantes: contribuições do GPEA – IQSC para o meio ambiente, disponível na biblioteca da Área 2.

Programação:

14h – chegada ao IQSC e recepção no saguão térreo do edifício Q1

14h30 – visita à Central de Análises Químicas Instrumentais (CAQI)

15h – Atividades no Laboratório de ensino com integrantes do Grupo PET

16h – Saída para a área 2 do campus USP São Carlos

16h15 – Visita à Biblioteca Central da área 2

17h – Embarque para retorno ao CEMEAR

Contato CCEx: (16) 3373-8036 ou ccex@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC) e Aline Silva (CeMEAR)