IQSC elege nova diretoria para os próximos quatro anos

Hamilton Varela (à esquerda) e Carlos Alberto Montanari foram eleitos para dirigir o IQSC pelos próximos quatro anos. Foto: Henrique Fontes/IQSC

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP elegeu uma nova diretoria: a partir do dia 17 de maio, o professor Hamilton Varela assumirá a direção da Unidade e o professor Carlos Alberto Montanari será o novo vice-diretor. Eles foram eleitos depois de receberem 89% dos votos no pleito realizado dia 11 de abril, que contou com a participação dos membros da Congregação e dos conselhos dos dois departamentos do IQSC. Pela primeira vez na história da Instituição, a eleição teve chapa única.

O professor Hamilton substituirá o atual diretor do IQSC, Emanuel Carrilho, e permanecerá no cargo por quatro anos. Docente mais jovem a assumir a diretoria do Instituto, com 48 anos, o novo eleito comentou sobre a expectativa para iniciar o mandato: “É a melhor possível, tanto pela retomada das aulas presenciais após quase dois anos de aulas remotas, como pela melhora da condição financeira da nossa Universidade, o que permitirá implementar novos projetos”, afirma o novo diretor.

Principais propostas – Para a graduação do Instituto, diversos planos foram elaborados pela chapa eleita. Por conta da pandemia, alunos que ingressaram a partir de 2020 praticamente não usufruíram das aulas presenciais, dos laboratórios de pesquisa e da vida universitária no Campus. Diante desse cenário, a nova direção do IQSC pretende adaptar e aplicar um projeto já adotado pela Escola Politécnica da USP cujo objetivo é facilitar o processo de integração entre novos alunos, veteranos e professores. A ideia é produzir e disponibilizar aulas gravadas para os ingressantes com conteúdo que os ajudem a revisar informações da graduação, além de criar um programa de tutoria acadêmica com alunos veteranos que, apoiados por docentes, atuarão como tutores de um grupo de calouros. A iniciativa busca suprir eventuais lacunas resultantes da pandemia.

Outra preocupação da nova direção é com a evasão na graduação, problema que tem assolado alguns cursos há anos. Amenizar ou até reverter esse quadro é um dos principais desafios que a nova gestão pretende superar: “Nós já começamos a discutir quais seriam as eventuais causas do problema para fazer um diagnóstico preciso. Definitivamente, gostaria de ser lembrado ao final do mandato como alguém que diminuiu a evasão no bacharelado do IQSC”, conta Hamilton. A abertura de novos cursos de graduação no IQSC também está na pauta da diretoria eleita para os próximos quatro anos. Um deles é o de Licenciatura em Química, que foi recentemente discutido e aprovado nos Departamentos e na Congregação do Instituto e já está passando pelos trâmites necessários para sua implementação. O outro curso é o de Engenharia Química, a ser oferecido em conjunto com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Pesquisa – Com relação à pesquisa no Instituto, a proposta da nova direção é elevar ainda mais os níveis de excelência da Unidade. Algumas ações envolvem estruturar o Setor de Convênios como um Escritório de Apoio à Pesquisa (EAP), mantendo suas funções atuais e fomentando a atuação proativa nas etapas de prospecção de oportunidades. Além disso, a direção pretende estimular a participação dos docentes e pesquisadores do IQSC em grandes projetos coletivos de pesquisa: “A excelência do IQSC é incontestável, mas nós entendemos que ela se deve mais pelas iniciativas individuais do que pelas conjuntas, em grandes projetos. Queremos transformar esse processo em algo mais orgânico para ampliar nossa participação junto a outros grupos de pesquisadores”, explica Hamilton.

O fortalecimento das atividades de pesquisa no Instituto também passa pela pós-graduação. A diretoria eleita trabalhará para aumentar o número de bolsas oferecidas, além de incentivar iniciativas de internacionalização por meio de programas com dupla titulação. A infraestrutura do Instituto, fundamental para a realização de pesquisas de alto nível, também passará por melhorias. Além da ampliação da infraestrutura na Área 2 do Campus, a direção pretende renovar a estrutura física dos laboratórios e aprimorar as condições de segurança nos ambientes de trabalho, promovendo treinamento anual para alunos, técnicos e docentes sobre prevenção de acidentes. Ainda em termos de infraestrutura, está prevista a retomada do projeto de construção do prédio Q3.

Outras propostas de destaque da diretoria eleita envolvem o incentivo à participação docente e discente em atividades de cultura e extensão universitária. Inovação e empreendedorismo também estão no radar da nova gestão, que acredita que essas duas áreas devem, cada vez mais, fazer parte do cotidiano do IQSC. Por isso, inclusive, os novos diretores irão estimular a abertura de empresas de base tecnológica e apoiar a elaboração de projetos junto ao Escritório de Apoio à Pesquisa, além de uma maior interação com o polo do INOVA USP, em São Carlos, e com a Agência USP de Inovação (AUSPIN). Como forma de oxigenar ideias e prestar contas ao público das atividades realizadas pelo IQSC, a chapa eleita também pretende criar um conselho com membros da sociedade para debater livremente temas de interesse do Instituto.

Foto: Henrique Fontes/IQSC

Sobre Hamilton Varela  – Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui mestrado em físico-química pelo IQSC e doutorado em Ciências Naturais pelo Instituto Fritz Haber, da Sociedade Max Planck & Universidade Livre de Berlim, da Alemanha, país onde também realizou um de seus dois pós-doutorados, na Technische Universität München, de Munique. Professor do IQSC desde 2007, Hamilton já publicou mais de 140 artigos em revistas científicas de alto impacto, cinco capítulos de livro e realizou mais de 200 contribuições em eventos científicos pelo mundo. Entre os cargos de gestão já assumidos, destacam-se os de vice-Diretor do IQSC, Presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da USP; diretor executivo da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP); diretor da divisão de Físico-química da Sociedade Brasileira de Química (SBQ); e vice-presidente da Comissão de Ética da USP. Desde janeiro de 2022, exerce a função de Assessor Sênior do Reitor da Universidade, Carlos Gilberto Carlotti Junior. Na pesquisa, atua na área de Físico-química, com ênfase em Sistemas Complexos, Dinâmica Não-Linear e Eletroquímica.

 

Foto: Henrique Fontes/IQSC

Sobre Carlos Alberto Montanari  – Formado em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz, possui mestrado e doutorado em Química Orgânica pelo Instituto de Química (IQ) da USP, em São Paulo, além de pós-doutorado no Departamento de Ciências Naturais da Universidade de Kent, em Cantuária, Inglaterra. Professor do IQSC desde 2005, já publicou mais de 130 artigos em revistas científicas de alto impacto, 13 capítulos de livros (um galardão no 64º Prêmio Jabuti, em 2012) e realizou mais de 60 apresentações de trabalhos, incluindo keynotes, invited talks e lectures, no Brasil, Alemanha, Portugal, Suíça e Estados Unidos. Realizou cerca de 30 viagens internacionais para participação em eventos científicos ou visitas técnicas a laboratórios especializados em química medicinal, área de pesquisa em que desenvolve seus estudos. Entre os seus principais resultados científicos estão a descoberta e o desenvolvimento de candidatos a fármacos para tratar doenças tropicais negligenciadas (Doença de Chagas) e a Covid-19.

Confira a íntegra do programa de gestão da nova diretoria do IQSC acessando o link.

 

 

 

Por Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP

 

Contato para esta pauta
Assessoria de Comunicação do IQSC/USP
E-mail: jornalismo@iqsc.usp.br
Telefone: (16) 9 9727-2257

VEJA TAMBÉM ...