IQSC: Grupo PET Química instala composteiras e comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente

No dia 2 de maio, o grupo PET Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) fez a instalação de três composteiras – duas de 36 litros e uma de 60 litros – na área 1 do campus, entre os blocos B e C de alojamentos e próximo à horta.

Blocos B e C. Foto: Sandra Zambon/IQSC

A atividade faz parte do “Projeto Compostagem” que objetiva reduzir o lixo orgânico gerado no bloco de alojamentos e também produzir chorume, um adubo natural extremamente rico em nutrientes, que pode ser usado para a horta. A ação foi realizada em conjunto, por membros do grupo e alunos das várias unidades do campus que são moradores do alojamento.

A escolha da data foi simbólica, pois durante a primeira semana de maio ocorreu a Semana Internacional de Conscientização sobre a Compostagem (ICAW em inglês), que acontece há mais de 20 anos, com eventos e iniciativas em torno do tema. Segundo o tutor do Grupo PET, professor Danilo Manzani, “o projeto também contempla as comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente” – 5 de junho.

A composteira

Luísa Casagrande explica que “o PET recebe um dinheiro que deve ser gasto com os projetos. Aí compramos o material pra montar [a composteira]: caixas, minhocas, terra, etc, e montamos tudo depois”. “Para colocar os resíduos na composteira tem que juntar uma certa quantidade capaz de preencher [as caixas] e depois tem que cobrir com serragem ou outra matéria seca, como folhas secas. Para a coleta, foram disponibilizados três baldes pequenos para que as pessoas colocassem os seus resíduos ali dentro, mas cada um também pode guardar em um pote. Não tem uma frequência exata de reabastecimento das composteiras, tudo depende da quantidade de resíduos produzida pelos moradores”.

Como a maioria dos alunos faz suas refeições no restaurante universitário e aos finais de semanas alguns vão para a casa dos pais, não é esperada uma grande produção de resíduos para compostagem, “mas o objetivo não é nem compostar muito”, enfatiza a aluna, “mas sim reduzir a produção de rejeitos”, reaproveitando restos de frutas, legumes, verduras, cereais, grãos, sementes, cascas de ovos, borra e filtro de café, sachês de chá e erva chimarrão, pães, bolos e cogumelos. “Mas há restos que devem ser usados com moderação, como: frutas cítricas, alimentos cozidos, guardanapos e papel toalha, líquidos como iogurtes, leite, caldo de sopa, feijão, flores e ervas medicinais ou aromáticas, temperos fortes como pimenta, alho e cebola, laticínios, óleos e gorduras”, acrescenta.

Os alunos do Grupo PET-Química/IQSC designaram responsáveis por acompanhar o processo, “só pra verificar se não tem nenhum problema” diz Luisa, que acrescenta: “não tivemos nenhum até agora, nem com eventos naturais como chuva e vento. Além disso alguns moradores do alojamento que usam a composteira também vão lá e estamos sempre mantendo o contato entre o PET e o alojamento.”

O grupo pensa em expandir o projeto, instalando outro conjunto também perto do bloco A, mas “a composteira [instalada] pode ser utilizada por todos os blocos do alojamento do campus”, acrescentou Luísa.

Foto: PET-Química/IQSC-USP

Participaram da ação, os alunos: Aislan Leme, Amanda Francine Minetto, Ana Carolina Gava, Bárbara Bernardino, Beatriz Marin, David William Santos, Felipe Rampani, Gabriela Lenti, Gabrielle Picucci, Giovanna Maria Masiero, Julia Ferreira, Julia Luiza Veríssimo, Luísa Casagrande, Lucas Barbosa, Lucas Pavanelli, Maria Clara Felipe, Oswaldo Costa, Pedro Henrique Barbosa e Priscila Zem.

por Sandra Zambon/Comunicação IQSC com informações PET-Química